Uma Abordagem baseada em Análise de Redes Sociais para Melhorar a Presença Social em Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Resumo
Acompanhar as interações sociais em Ambientes Colaborativos Virtuais de Aprendizagem (ACVAs) com uma quantidade cada vez maior de ferramentas colaborativas, que muitas vezes estende os limites do ACVA, oferecendo o suporte adequado e em tempo real aos aprendizes é um dos desafios mais intensos e exaustivos que os professores online enfrentam. O objetivo geral deste trabalho foi a investigação de como uma abordagem de monitoramento abrangente das interações sociais dos aprendizes no Amadeus-SIMM impactou positivamente na percepção e mediação docente de forma a promover uma melhoria da presença social online dos aprendizes.Referências
Richardson, J. C, Maeda, Y. J. L., and Caskurlu, S. (2017) “Social presence in relation to students’ satisfaction and learning in the Online Environment: A meta-analysis,” Comput. Human Behav., vol. 71, pp. 402–417, Jun. 2017.
Lim, J. and Richardson, J. C. (2016) “Exploring the effects of students’ social networking experience on social presence and perceptions of using SNSs for educational purposes,” Internet Higher Educ., vol. 29, pp. 31–39.
Medeiros, F. P. A., and Gomes, A. S. (2022). An approach based on social network analysis to enhance social presence in a collaborative learning environment. IEEE Transactions on Education, 65(4), 608-616.
Medeiros, F., Gomes, A., Amorim, R., e Medeiros, G. (2013). Redesigning Collaboration Tools to Enhance Social Presence in Online Learning Environments. LNCS: Collaboration and Technology (pp. 175-191). Springer.
Lim, J. and Richardson, J. C. (2016) “Exploring the effects of students’ social networking experience on social presence and perceptions of using SNSs for educational purposes,” Internet Higher Educ., vol. 29, pp. 31–39.
Medeiros, F. P. A., and Gomes, A. S. (2022). An approach based on social network analysis to enhance social presence in a collaborative learning environment. IEEE Transactions on Education, 65(4), 608-616.
Medeiros, F., Gomes, A., Amorim, R., e Medeiros, G. (2013). Redesigning Collaboration Tools to Enhance Social Presence in Online Learning Environments. LNCS: Collaboration and Technology (pp. 175-191). Springer.
Publicado
22/05/2023
Como Citar
DE MEDEIROS, Francisco Petrônio Alencar; GOMES, Alex Sandro.
Uma Abordagem baseada em Análise de Redes Sociais para Melhorar a Presença Social em Ambientes Colaborativos de Aprendizagem. In: ARTIGOS INTERNACIONAIS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 18. , 2023, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 48-51.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2023.229415.