Uso de Computação Cognitiva no Processo Semântico de um Atendente Virtual: Uma Aplicação na área da Segurança Pública

  • Cristianna M. De Ferran UFRJ
  • Claudia L. R. Motta UFRJ

Resumo


Abordagens para denunciar crimes têm sido amplamente discutidas nos últimos anos já que muitas cidades enfrentam um aumento significativo de violência. Assim, muitos esforços para encorajar os cidadãos a tornarem-se denunciantes mais ativos baseiam-se na melhoria do modelo de denúncia de crimes. Nesse trabalho, propomos a construção de uma plataforma colaborativa de denúncias com o uso de um atendente virtual, que foi projetado para coletar informações confidenciais relacionadas à segurança pública, simulando um comportamento análogo ao humano, incluindo a identificação de intenções através da semântica encontrada nos relatos de crimes.

Referências

ABDUL-KADER, Sameera A.; WOODS, John C. Survey on chatbot design techniques in speech conversation systems. International Journal of Advanced Computer Science and Applications, v. 6, n. 7, 2015.

ANDRADE, P.H.M.A. (2015) Aplicação de Técnicas de Mineração de Textos para Classificação de Documentos: um Estudo da Automatização da Triagem de Denúncias na CGU, Dissertação em Computação Aplicada da UnB.

BRANDTZÆG, Petter; FØLSTAD, Asbjørn. Why People Use Chatbots. The 4th International Conference on Internet Science. 2017.

BRANTINGHAM, Jeffrey; MOHLER, George. Does Predictive Policing Lead to Biased Arrests? Results from a Randomized Controlled Trial. Statistics and Public Policy, n. 5, p. 11-17, 2018.

BRITO, Walkir; MOTTA, Claudia. Arcabouço Analítico de Textos em Denúncias: Novas Tecnologias no Tratamento e Análise de Denúncias Estudo de Caso Milícias. https://doi.org/10.5753/semish.2020.11327, v. 47., p. 174-185, 2020.

BRITO, Walkir A.T.; MOTTA, Claudia L.R; BORGES, Zeca. Análise Semântica a partir de Sistemas Complexos na Base do Disque Denúncia. Cadernos de Segurança Pública , v. n 10, p. 1-16, 2018.

CESAR, M. V. G. Classificação de falhas de equipamentos de unidade de intervenção em construção de poços marítimos por meio de mineração textual. 2017. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

CHAINEY, Spencer et al. The Utility of Hotspot Mapping for Predicting Spatial Patterns of Crime. Security Journal, n. 21, p. 4-28, 2008.

CHAUDHURI et al. An Overview of Business Intelligence Technology. ACM, N. 8., Vol. 54, 2011, 88-98.

CIECHANOWSKI, Leon et al. In the shades of the Uncanny Valley: An Experimental Study of Human–Chatbot Interaction. Future Generation Computer Systems. v. 92, p. 539-548. 2018.

DRAGT, Els; TIMMER, Jeroen. Dare to Ask: Learn to Ask Questions Like a Pro. 2020

FERREIRA, H.H. (2019) Processamento de Linguagem Natural e Classificação de textos em Sistemas Modulares, Monografia do Departamento de Ciência da Computação da UnB.

GAGLIO, Salvatore et al. Smart assistance for students and people living in a campus. In: 2019 IEEE International Conference on Smart Computing (SMARTCOMP). IEEE, 2019. p. 132-137.

JIMOH, Rasheed et al. A Scalable Online Crime Reporting System, African Journal of Computing & ICT, v. 7, n. 1, 2014.

KANABLE, R. Talking to tipsters: Websites and text messages allow valuable, anonymous communication, Law Enforcement Technology, v. 35, n. 11, p. 10-12, 2008.

KUN, Chih Hao; LEROY, Gondy. A Decision Support System: Automated Crime Report Analysis and Classification for E-Government. Government Information Quarterly, v. 31, n. 4, p. 534-544, 2014.

LASLEY, James; PALOMBO, Bernadette Jones. When Crime Reporting Goes High-Tech: An Experimental Test of Computerized Citizen Response to Crime. Journal of Criminal Justice, v. 23, n. 6, p. 519-529, 1995.

NASCIMENTO, R.M.F. (2019).Classificação automática de discursos de ódio em textos do twitter. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada.

PINHO, R. A., BRITO, W. A. T., MOTTA, C. L. R. & LIMA, P. V. Automatic Crime Report Classification through a weightless Neural Networks. ESANN 2017 proceedings, European Symposium on Artificial Neural Networks, Computional Intelligence and Machine Learning. Bruges (Belgium), 26-28 April 2017. Disponível em: [link]. Acessado em 29/11/2021.

RESHMI, S.; BALAKRISHNAN, Kannan. Implementation of an inquisitive chatbot for database supported knowledge bases. sādhanā, v. 41, n. 10, p. 1173-1178, 2016.

RODRÍGUEZ, Juan Manuel; MERLINO, Hernán; FERNÁNDEZ, Enrique. Comportamiento Adaptable de Chatbots Dependiente del Contexto. Revista Latinoamericana de Ingenieria de Software, v. 2, n. 2, p. 115-136, 2014.

ROSSI, R. G. (2015). Classificação automática de textos por meio de aprendizado de máquina baseado em redes. Tese de Doutorado, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos. doi:10.11606/T.55.2016.tde-05042016-105648.

RUBIN, Alan. Uses-and-gratifications perspective on media effects. The Sage handbook of media processes and effects. p. 147-159, 2009.

SONG, Wonsong et al. Using IM and SMS for Emergency Text Communications. 3rd International Conference on Principles, Systems and Applications of IP Telecommunications. n.4. p. 1-7.

STIILPEN Jr, M. (2016). Um Arcabouço de Processamento de Textos Informais em Português Brasileiro para Aplicações de Mineração de Dados, Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Ouro Preto

SUNDAR, Shyam; LIMPEROS, Anthony. Uses and Grats 2.0: New Gratifications for New Media. Journal of Broadcasting & Electronic Media, v. 57, 2013.

WEIZENBAUM, Joseph. ELIZA—a computer program for the study of natural language communication between man and machine. Communications of the ACM, v. 9, n. 1, p. 36-45, 1966.

VARSHA, Naikwade et al. Grid Based Authentication for Online Crime Reporting System, International Journal of Computer Science and Mobile Computing, v. 4, n. 3, p. 308-313, 2015.
Publicado
22/05/2023
Como Citar

Selecione um Formato
DE FERRAN, Cristianna M.; MOTTA, Claudia L. R.. Uso de Computação Cognitiva no Processo Semântico de um Atendente Virtual: Uma Aplicação na área da Segurança Pública. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM SISTEMAS COLABORATIVOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 18. , 2023, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 82-97. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2023.230227.