Perspectivas de uso da Linguagem Simples no Design da Colaboração e Interação Humano-Dados do Governo Digital
Resumo
As iniciativas de fomento à adoção da linguagem simples no governo digital vem acelerando com as legislações e cultura de transparência. Porém, ainda faltam métodos, diretrizes, avaliações e ferramental para o seu uso concreto. Sobretudo, há carência de meios de integração dessa perspectiva com áreas relacionadas como a interação humano-dados e sistemas colaborativos. Essa proposta de pesquisa visa estender a linguagem simples com foco na experiência do usuário, desenvolver metodologia para sua aplicação em portais de e-gov e automatizar aspectos da linguagem, agregando diferentes áreas que possam potencializar os seus benefícios.
Referências
Grönlund, Åke; Horan, Thomas A. Introducing e-gov: history, definitions, and issues. Communications of the association for information systems, v. 15, n. 1, p. 39, 2005.
Adler, Mark, ' The Plain Language Movement', in Lawrence M. Solan, and Peter M. Tiersma (eds), The Oxford Handbook of Language and Law. 2012; online edn, Oxford Academic, 21 Nov. 2012.
Plain, A. I. What is plain language? 2023. Disponível em [link]. Acesso em 10 de maio de 2023.
Borges, Ana Lúcia Alexandre; Bezerra, Arthur Coelho. Linguagem simples no setor público brasileiro. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 14, 2021.
Alzamil, Zamil S.; Vasarhelyi, Miklos A. A new model for effective and efficient open government data. International Journal of Disclosure and Governance, v. 16, n. 4, p. 174-187, 2019.
Park, S., & Gil-Garcia, J. R. (2017, June). Understanding transparency and accountability in open government ecosystems: The case of health data visualizations in a state government. In Proceedings of the 18th Annual International Conference on Digital Government Research (pp. 39-47).
Crabtree, Andy; Mortier, Richard. Human data interaction: historical lessons from social studies and CSCW. In: ECSCW 2015: Proceedings of the 14th European Conference on Computer Supported Cooperative Work, 19-23 September 2015, Oslo, Norway. Springer, Cham, 2015. p. 3-21.
Cabitza, Federico; Locoro, Angela. Human-data interaction in healthcare. In: Data Analytics in Medicine: Concepts, Methodologies, Tools, and Applications. IGI global, 2020. p. 1148-1167.
Victorelli, Eliane Zambon et al. Understanding human-data interaction: Literature review and recommendations for design. International Journal of Human-Computer Studies, v. 134, p. 13-32, 2020.
Fischer, H. et al. Compreensibilidade em textos de e-gov: uma análise exploratória da escrita do inss. Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, Blucher, p. 303–313, 2019.
Sousa, Elisangela Santos. A importância da linguagem clara como política pública de acesso à informação e exercício de cidadania na administração municipal. 2021. 106 f. Dissertação (Direito) - UNIFACS, Salvador, 2021.
Oliveira, Carlos; Garcia, Ana CB. Citizens' electronic participation: A systematic review of their challenges and how to overcome them. International Journal of Web Based Communities, v. 15, n. 2, p. 123-150, 2019.
OCDE. Peer Review OCDE Skills: revisão do governo digital do Brasil rumo à transformação digital do setor público - conclusões preliminares. Projeto Governo Digital OCDE, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em 04 de Maio de 2023.
Câmara dos Deputados. Comissão aprova projeto que institui a Política Nacional de Linguagem Simples em órgãos públicos. Agência Câmara de Notícias, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em 04 de dezembro de 2022.
Dratovsky, Luana de Barros. Como simplificar a linguagem do setor público? O caso do Programa Municipal de Linguagem Simples da Prefeitura de São Paulo. Programa Avançado em Gestão Pública. Insper. 2020.
Barcellos, Raissa; Bernardini, Flavia; Viterbo, José. Towards defining data interpretability in open data portals: Challenges and research opportunities. Information Systems, v. 106, p. 101961, 2022.
Barcelos, R., Bernardini, F., Viterbo, J., Monteiro, L., & Ortiz, M. (2020, June). Identificando Demandas Tecnológicas Computacionais para Atender as Necessidades do Cidadão: Um Estudo de Caso na Cidade de Niterói. In Anais do VIII Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico (pp. 48-59). SBC.