Colaboração e sistema de recompensas em jogo digital para motivação da aprendizagem na educação básica

  • Erica J. S. Scheffel UFRJ
  • Claudia L. R. Motta UFRJ

Resumo


Com o propósito de contribuir com a aprendizagem na educação básica, de forma lúdica e colaborativa, este trabalho apresenta uma proposta de jogo digital educativo para dispositivos móveis, a ser desenvolvido com a metodologia Design Science Research (DSR). Na proposta, o jogo se adapta de forma personalizada a partir da observação dos níveis de motivação, colaboração, atenção e planejamento durante a interação dos jogadores. O jogo será testado com estudantes do ensino fundamental de uma escola pública e o possível aumento no desempenho escolar será verificado por meio de comparação dos resultados de avaliações locais.

Palavras-chave: Jogos Sérios, Jogos Educacionais, Jogos Colaborativos, Educação Básica

Referências

Alves, A., Gomes, C., Martins, A. & Almeida, L. (2017). Cognitive performance and academic achievement: How do family and school converge? In European Journal of Education and Psychology, v. 10, n. 2, p. 49–56.

Bordieu, P. (1998). O capital social – notas provisórias. In Catani, A. & Nogueira, M. A. (Orgs.) Escritos de Educação. Petrópolis, Vozes.

Bracken, S. & Fischel, J. (2008). Family Reading Behavior and Early Literacy Skills in Preschool Children From Low-Income Backgrounds. In Early Education and Development, v. 19, n. 1, p. 45–67.

Creswell, J., W. (2010). Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. Porto Alegre, ARTMED.

De Souza, C. S. (2005). The semiotic engineering of human-computer interaction. MIT Press.

Dresch, A., Lacerda, D. P. & Antunes Jr., J. A. V. (2015). Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre, Bookman.

Gottschalk, F. (2019). Impacts of technology use on children: Exploring literature on the brain, cognition and well-being. In OECD Education Working Papers, n. 195, OECD Publishing, Paris. Disponível em: https://doi.org/10.1787/8296464e-en.

Hevner, A. R., Ram, S. & March, S. T. (2004). Design Science in Information Systems Research. In Mis Quartely, v. 28, n. 1, p. 75–105.

Kardefelt-Winther, D. (2017). How does the time children spend using digital technology impact their mental well-being, social relationships and physical activity? An evidence focused literature review. In Innocenti Discussion Paper 2017-02, UNICEF Office of Research, Innocenti, Florence. Disponível em: [link].

Loring, D. (1999). INS Dictionary of neuropsychology. New York: Oxford University Press.

Luria, A. R. (1966). Human Brain and Psychological Processes. Nova York, Harper & Row.

OECD – Organisation for Economic Cooperation and Development (2019). In Programme for International Student Assessment (PISA) Results from PISA 2018 Country Note. Disponível em: [link].

Prates, R. O. & Barbosa, S. D. J. (2007). Introdução à Teoria e Prática da Interação Humano-Computador fundamentada na Engenharia Semiótica. In T. Kowaltowski & K. Breitman (orgs.) Jornada de Atualização em Informática, JAI 2007, p. 263-326.

Wright, J. et al. (2001). The Relations of Early Television Viewing to School Readiness and Vocabulary of Children from Low-Income Families: The Early Window Project, Child Development, v. 72, n. 5, p. 1347–1366.
Publicado
22/05/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SCHEFFEL, Erica J. S.; MOTTA, Claudia L. R.. Colaboração e sistema de recompensas em jogo digital para motivação da aprendizagem na educação básica. In: WORKSHOP BR-CHI DE PESQUISA E COLABORAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 18. , 2023, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 117-120. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2023.206021.