Projeto Contato: o uso da colaboração através da dança, música, tecnologia e inovação

  • Julli C. Modesto Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Caroline B. Figueiredo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Gabriel A. S. Guimarães Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Lenine V. Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Angélica F. S. Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo


O processo de composição musical, em intenso e inseparável diálogo com a dança, avança nos desafios característicos enfrentados na criação de um repertório inédito dedicado a um novo instrumento musical. A presente pesquisa visa amalgamar a dança e a música, transformando o bailarino num simultâneo performer da música. E, para além das descobertas que enriquecem o campo artístico. Além disso, o trabalho possui potencial para contribuir com experiências e resultados inovadores apoiados por modelos colaborativos.
Palavras-chave: dança, tecnologia, inovação, música

Referências

Costa, A. M. N.; Pimentel, M. Sistemas colaborativos para uma nova sociedade e um novo ser humano. Sistemas colaborativos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011, 3-15.

Amaral, F. Helenita Sá Earp – A construção de um saber acadêmico para a dança na universidade do Brasil. Anais do Seminário UFRJ FAZ 100 ANOS: história, desenvolvimento e democracia, Rio de Janeiro, Editora UFRJ, v. 2, p. 454 – 462, (2018).

Amazonas, Mauro; Castro, Thais; de Freitas, Rosiane; Gadelha, Bruno. Construindo Paisagens Sonoras através da Colaboração em Espaços Públicos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 1., 2019, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 104-109. ISSN 2326-2842. DOI: 10.5753/sbsc.2019.7815.

EARP, Ana Célia. Princípios de conexões dos movimentos básicos em suas relações anátomo-cinesiológicas na dança segundo Helenita Sá Earp. Em Anais do VI Congresso de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas, (2010).

Leote, Rosangela. Arte Ciência Arte. São Paulo: Editora da UNESP Digital. 2015 Oliveira et al. Desenvolvimento de sistema de conversão de movimentos de dança em som e seus respectivos desdobramentos na composição musical e coreográfica. In: Anais do XII Congresso Ibero-americano de Acústica. Florianópolis, (2022).

Oliveira, L. de. Quando ouvir é ver: reflexões sobre o músico em cena. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, (2014).

Schafer, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Edusp, (2000).

Yamaha. Yamaha Artificial Intelligence (AI) Transforms a Dancer into a Pianist. Disponível em: [link] Acesso em: 11/02/23
Publicado
29/04/2024
Como Citar

Selecione um Formato
MODESTO, Julli C.; FIGUEIREDO, Caroline B.; GUIMARÃES, Gabriel A. S.; OLIVEIRA, Lenine V.; DIAS, Angélica F. S.. Projeto Contato: o uso da colaboração através da dança, música, tecnologia e inovação. In: DESENHO DE PESQUISA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 19. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 54-57. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2024.238581.