Adoção de tecnologia computacional para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Resumo
A pesquisa visou identificar os fatores que influenciam na adoção de tecnologias da Computação para apoiar o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre as tecnologias existentes para diagnóstico e tratamento do transtorno, um estudo de casos com profissionais da Saúde, e um estudo de caso sobre o uso de um aplicativo específico para o TDAH. O método da Design Science Research foi aplicado como forma de condução da pesquisa. Como consequência, foram identificados dois novos constructos e então proposto o modelo de adoção UTAUT2-ADHD. O modelo foi validado estatisticamente de forma preliminar através do método Survey.
Palavras-chave:
adoção de tecnologia, TDAH, diagnóstico, tratamento, UTAUT2, UTAUT2-ADHD
Referências
Alqudah, A. A., Al-Emran, M. and Shaalan, K. (2021). Technology acceptance in healthcare: A systematic review. Applied Sciences (Switzerland), v. 11, n. 22.
Alves, R. M. B., Da Silva, M. F., Schmitz, É. A. and Alencar, A. J. (27 sep 2021). Trends, Limits, and Challenges of Computer Technologies in Attention Deficit Hyperactivity Disorder Diagnosis and Treatment. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking,
Alves, Renato Montaleão Brum and Silva, M. F. Da (2021). A tecnologia no diagnóstico e tratamento do TDAH: Como a Computação pode ajudar? Amazon.
ALVES, R. M. B., SILVA, M. F. Da and MARINHO, E. C.. (2023). Opinion mining in mental health: users’ (many) opinions at your fingertips. In 1st International Conference on Data & Digital Humanities.
Alves, R. M. B., Silva, M. F. Da, Schmitz, E. A. and Alencar, A. J. (2020). Mobile Devices and Systems in ADHD Treatment. In 16th International Conference on Web Information Systems andTechnologies (WEBIST2020).. SCITEPRESS – Science and Technology Publications.
Alves, Renato M B and Silva, M. F. (2021). Adoção de tecnologia computacional no TDAH. In Anais da VII Escola Regional de Sistemas de Informação do Rio de Janeiro.
Amaral Neto, A., Montaleão Brum Alves, R., Ferreira da Silva, M., Assis Schmitz, É. and Juarez Alencar, A. (2022). Facilitators and barriers that influence Nursing Professionals in the Adoption of Information Systems: a systematic review. iSys - Brazilian Journal of Information Systems, v. 15, n. 1.
Bardin, L. (2011). Análise do Conteúdo - Edição revista e ampliada. 1a ed. São Paulo: Edições 70.
Becker, D. (2016). Acceptance of Mobile Mental Health Treatment Applications. Procedia Computer Science, v. 58, n. Icth, p. 220–227.
Bido, D. de S. and Silva, D. Da (2019). SmartPLS 3: Especificação, estimação, avaliação e relato. Recursos e Técnicas de Ensino e Pesquisa SmartPLS, p. 1–28.
Dias, D. D. S. and Silva, M. F. (2010). Como Escrever Uma Monografia. Rio de Janeiro: Editora Atlas.
Dresch, A., Lacerda, D. P. and Júnior, J. A. V. A. (2015). Design Science Research: Método de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia. Porto Alegre: Bookman.
Esmaeilzadeh, P. (2019). The Effects of Public Concern for Information Privacy on the Adoption of Health Information Exchanges (HIEs) by Healthcare Entities. Health Communication, v. 34, n. 10, p. 1202–1211.
Faraone, S. V., Newcorn, J. H., Antshel, K. M., et al. (2016). The Groundskeeper Gaming Platform as a Diagnostic Tool for Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder: Sensitivity, Specificity, and Relation to Other Measures. Journal of Child and Adolescent Psychopharmacology, v. 26, n. 8, p. 672–685.
GARSON, G. D. (2004). Quantitative Methods in Public Administration: Partial Least Squares Regression (PLS).
Greenhalgh, T., Wherton, J., Papoutsi, C., et al. (2017). Beyond adoption: A new framework for theorizing and evaluating nonadoption, abandonment, and challenges to the scale-up, spread, and sustainability of health and care technologies. Journal of Medical Internet Research, v. 19, n. 11.
Kim, J. and Park, H. A. (2012). Development of a health information technology acceptance model using consumers’ health behavior intention. Journal of Medical Internet Research, v. 14, n. 5, p. 1–14.
MATTOS, P. (2015). No Mundo da Lua: Perguntas e Respostas Sobre Transtorno do Déficit de Atenção Com Hiperatividade em Crianças, Adolescentes e Adultos. 16. ed. Rio de Janeiro: ABDA.
Messaoudi, C., Guessoum, Z. and Ben Romdhane, L. (2022). Opinion mining in online social media: a survey. Social network analysis and mining, v. 12, n. 1.
Molina, B. S. G., Hinshaw, S. P., Swanson, J. M., et al. (2009). The MTA at 8 years: prospective follow-up of children treated for combined-type ADHD in a multisite study. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry,
Peixoto, A. L. B. and Rodrigues, M. M. P. (2008). Diagnóstico e tratamento de TDAH em crianças escolares, segundo profissionais da saúde mental. Aletheia, v. 28, p. 91–103.
Pimentel, M., Gerosa, M. A., Filippo, D., et al. (2006). Modelo 3C de Colaboração para o desenvolvimento de Sistemas Colaborativos. Anais do III Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, v. 2006, n. 2006, p. 58–67.
Preibusch, S. (2013). Guide to measuring privacy concern: Review of survey and observational instruments. International Journal of Human Computer Studies, v. 71, n. 12, p. 1133–1143.
Pressman, R. S. (2011). Engenharia de software: uma abordagem profissional. 7a edição ed. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda.
ProDAH (2021). [link], [accessed on Sep 10].
Quintero, J., Ramos-Quiroga, J. A., Sebastián, J. S., et al. (2018). Health care and societal costs of the management of children and adolescents with attention-deficit/hyperactivity disorder in Spain: A descriptive analysis. BMC Psychiatry, v. 18, n. 1, p. 1–10.
Riddle, M. A., Yershova, K., Lazzaretto, D., et al. (2013). The preschool attention-deficit/hyperactivity disorder treatment study (PATS) 6-year follow-up. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry,
Sommerville, I. (2011). Engenharia de Software. 9a edição ed. São Paulo: Pearson Education, Inc.
Souza, I. G. S. De, Serra-Pinheiro, M. A., Fortes, D. and Pinna, C. (2007). Dificuldades no diagnóstico de TDAH em crianças. J. Bras. Psiquiatr., v. 56, n. 1, p. 14–18.
SOUZA, T. G., SILVA, M. F., ALVES, R. M. B. and MOURA, W. S. (2021). Adoção de tecnologias para alunos com TDAH: uma proposta de framework para o Ensino Público Brasileiro. In 1a MOVIP - Mostra Virtual de Projetos.. 1a MOVIP - Mostra Virtual de Projetos.
SOUZA, T., SILVA, M. F. Da and ALVES, R. M. B. (2023). Technology adoption in teaching students with ADHD: the importance of understanding the user story. In 1st International Conference on Data & Digital Humanities.
Souza, T., Silva, M. F. Da, Alves, R. M. B. and Moura, W. S. (2022). Tecnologias da Computação para tratamento e diagnóstico do TDAH: inferências e interpretações sobre uma Revisão Sistemática de Literatura. iSys - Brazilian Journal of Information Systems, v. 15, n. 1, p. 1–5.
Souza, T., Silva, M., Alves, R. and Moura, W. (2021). The use of games as an educational aid to students with ADHD: a framework proposal. In 2021 International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT).
Souza, T., Silva, M., Paixão, J., et al. (2022). Computational Linear Algebra to identify potential students with ADHD: pairing data compression and K-means. In 2022 International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT). UFRGS (2018). FOCUS. [link].
Venkatesh, V., Morris, M. G., Davis, G. B. and Davis, F. D. (2003). User Acceptance of Information Technology: Toward A Unified. v. 27, n. 3, p. 425–478.
Venkatesh, V., Thong, J. and Xu, X. (2012). Consumer acceptance and user of information technology: Extending the unified theory of acceptance and use of technology. MIS Quarterly, v. 36, n. 1, p. 157–178.
Wang, G. J., Volkow, N. D., Wigal, T., et al. (2013). Long-Term Stimulant Treatment Affects Brain Dopamine Transporter Level in Patients with Attention Deficit Hyperactive Disorder. PLoS ONE,
Yin, R. K. (1994). Applications of Case Study Research. Newbury Park: Sage.
Alves, R. M. B., Da Silva, M. F., Schmitz, É. A. and Alencar, A. J. (27 sep 2021). Trends, Limits, and Challenges of Computer Technologies in Attention Deficit Hyperactivity Disorder Diagnosis and Treatment. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking,
Alves, Renato Montaleão Brum and Silva, M. F. Da (2021). A tecnologia no diagnóstico e tratamento do TDAH: Como a Computação pode ajudar? Amazon.
ALVES, R. M. B., SILVA, M. F. Da and MARINHO, E. C.. (2023). Opinion mining in mental health: users’ (many) opinions at your fingertips. In 1st International Conference on Data & Digital Humanities.
Alves, R. M. B., Silva, M. F. Da, Schmitz, E. A. and Alencar, A. J. (2020). Mobile Devices and Systems in ADHD Treatment. In 16th International Conference on Web Information Systems andTechnologies (WEBIST2020).. SCITEPRESS – Science and Technology Publications.
Alves, Renato M B and Silva, M. F. (2021). Adoção de tecnologia computacional no TDAH. In Anais da VII Escola Regional de Sistemas de Informação do Rio de Janeiro.
Amaral Neto, A., Montaleão Brum Alves, R., Ferreira da Silva, M., Assis Schmitz, É. and Juarez Alencar, A. (2022). Facilitators and barriers that influence Nursing Professionals in the Adoption of Information Systems: a systematic review. iSys - Brazilian Journal of Information Systems, v. 15, n. 1.
Bardin, L. (2011). Análise do Conteúdo - Edição revista e ampliada. 1a ed. São Paulo: Edições 70.
Becker, D. (2016). Acceptance of Mobile Mental Health Treatment Applications. Procedia Computer Science, v. 58, n. Icth, p. 220–227.
Bido, D. de S. and Silva, D. Da (2019). SmartPLS 3: Especificação, estimação, avaliação e relato. Recursos e Técnicas de Ensino e Pesquisa SmartPLS, p. 1–28.
Dias, D. D. S. and Silva, M. F. (2010). Como Escrever Uma Monografia. Rio de Janeiro: Editora Atlas.
Dresch, A., Lacerda, D. P. and Júnior, J. A. V. A. (2015). Design Science Research: Método de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia. Porto Alegre: Bookman.
Esmaeilzadeh, P. (2019). The Effects of Public Concern for Information Privacy on the Adoption of Health Information Exchanges (HIEs) by Healthcare Entities. Health Communication, v. 34, n. 10, p. 1202–1211.
Faraone, S. V., Newcorn, J. H., Antshel, K. M., et al. (2016). The Groundskeeper Gaming Platform as a Diagnostic Tool for Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder: Sensitivity, Specificity, and Relation to Other Measures. Journal of Child and Adolescent Psychopharmacology, v. 26, n. 8, p. 672–685.
GARSON, G. D. (2004). Quantitative Methods in Public Administration: Partial Least Squares Regression (PLS).
Greenhalgh, T., Wherton, J., Papoutsi, C., et al. (2017). Beyond adoption: A new framework for theorizing and evaluating nonadoption, abandonment, and challenges to the scale-up, spread, and sustainability of health and care technologies. Journal of Medical Internet Research, v. 19, n. 11.
Kim, J. and Park, H. A. (2012). Development of a health information technology acceptance model using consumers’ health behavior intention. Journal of Medical Internet Research, v. 14, n. 5, p. 1–14.
MATTOS, P. (2015). No Mundo da Lua: Perguntas e Respostas Sobre Transtorno do Déficit de Atenção Com Hiperatividade em Crianças, Adolescentes e Adultos. 16. ed. Rio de Janeiro: ABDA.
Messaoudi, C., Guessoum, Z. and Ben Romdhane, L. (2022). Opinion mining in online social media: a survey. Social network analysis and mining, v. 12, n. 1.
Molina, B. S. G., Hinshaw, S. P., Swanson, J. M., et al. (2009). The MTA at 8 years: prospective follow-up of children treated for combined-type ADHD in a multisite study. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry,
Peixoto, A. L. B. and Rodrigues, M. M. P. (2008). Diagnóstico e tratamento de TDAH em crianças escolares, segundo profissionais da saúde mental. Aletheia, v. 28, p. 91–103.
Pimentel, M., Gerosa, M. A., Filippo, D., et al. (2006). Modelo 3C de Colaboração para o desenvolvimento de Sistemas Colaborativos. Anais do III Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, v. 2006, n. 2006, p. 58–67.
Preibusch, S. (2013). Guide to measuring privacy concern: Review of survey and observational instruments. International Journal of Human Computer Studies, v. 71, n. 12, p. 1133–1143.
Pressman, R. S. (2011). Engenharia de software: uma abordagem profissional. 7a edição ed. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda.
ProDAH (2021). [link], [accessed on Sep 10].
Quintero, J., Ramos-Quiroga, J. A., Sebastián, J. S., et al. (2018). Health care and societal costs of the management of children and adolescents with attention-deficit/hyperactivity disorder in Spain: A descriptive analysis. BMC Psychiatry, v. 18, n. 1, p. 1–10.
Riddle, M. A., Yershova, K., Lazzaretto, D., et al. (2013). The preschool attention-deficit/hyperactivity disorder treatment study (PATS) 6-year follow-up. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry,
Sommerville, I. (2011). Engenharia de Software. 9a edição ed. São Paulo: Pearson Education, Inc.
Souza, I. G. S. De, Serra-Pinheiro, M. A., Fortes, D. and Pinna, C. (2007). Dificuldades no diagnóstico de TDAH em crianças. J. Bras. Psiquiatr., v. 56, n. 1, p. 14–18.
SOUZA, T. G., SILVA, M. F., ALVES, R. M. B. and MOURA, W. S. (2021). Adoção de tecnologias para alunos com TDAH: uma proposta de framework para o Ensino Público Brasileiro. In 1a MOVIP - Mostra Virtual de Projetos.. 1a MOVIP - Mostra Virtual de Projetos.
SOUZA, T., SILVA, M. F. Da and ALVES, R. M. B. (2023). Technology adoption in teaching students with ADHD: the importance of understanding the user story. In 1st International Conference on Data & Digital Humanities.
Souza, T., Silva, M. F. Da, Alves, R. M. B. and Moura, W. S. (2022). Tecnologias da Computação para tratamento e diagnóstico do TDAH: inferências e interpretações sobre uma Revisão Sistemática de Literatura. iSys - Brazilian Journal of Information Systems, v. 15, n. 1, p. 1–5.
Souza, T., Silva, M., Alves, R. and Moura, W. (2021). The use of games as an educational aid to students with ADHD: a framework proposal. In 2021 International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT).
Souza, T., Silva, M., Paixão, J., et al. (2022). Computational Linear Algebra to identify potential students with ADHD: pairing data compression and K-means. In 2022 International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT). UFRGS (2018). FOCUS. [link].
Venkatesh, V., Morris, M. G., Davis, G. B. and Davis, F. D. (2003). User Acceptance of Information Technology: Toward A Unified. v. 27, n. 3, p. 425–478.
Venkatesh, V., Thong, J. and Xu, X. (2012). Consumer acceptance and user of information technology: Extending the unified theory of acceptance and use of technology. MIS Quarterly, v. 36, n. 1, p. 157–178.
Wang, G. J., Volkow, N. D., Wigal, T., et al. (2013). Long-Term Stimulant Treatment Affects Brain Dopamine Transporter Level in Patients with Attention Deficit Hyperactive Disorder. PLoS ONE,
Yin, R. K. (1994). Applications of Case Study Research. Newbury Park: Sage.
Publicado
29/04/2024
Como Citar
ALVES, Renato Montaleão Brum; DA SILVA, Mônica Ferreira.
Adoção de tecnologia computacional para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). In: CONCURSO DE TESES, DISSERTAÇÕES E TCCS EM SISTEMAS COLABORATIVOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 19. , 2024, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 87-100.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2024.238521.