Uma perspectiva de ensino-aprendizagem em Libras com aplicativo gratuito em projeto unificado na UFPel

  • Franklin Sales de Oliveira Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Dulcinéia Esteves Santos Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Lucas Superti da Silva Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Rogers Rocha Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Resumo


O ensino de Libras ainda encontra muitas limitações no Brasil. Esse trabalho visa apresentar parte do projeto SER-Libras, que tem como objetivo a democratização do ensino, buscando ferramentas através de um aplicativo, desenvolvido com uma abordagem colaborativa e aplicação híbrida, que tem o potencial de melhorias no aprendizado do Sistema de Escrita e Registro da Libras (doravante SER-Libras).

Palavras-chave: Linguagem de Sinais, Aplicativo Híbrido, Ensino, Interdisciplinaridade

Referências

FREIRE, Paulo (2017). Pedagogia da libertação em Paulo Freire. Organizado por A. M. A. Freire. Editora Paz e Terra.

JÚNIOR, Roberto Catelli; LIMA, Ana Lúcia D.’Império; SERRAO, Luis Felipe Soares. As novas tecnologias digitais de informação e comunicacação e sua relação com os níveis de alfabetismo. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informacão e Comunicação nos domicílios brasileiros - TIC Domicílios 2016. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 de jan de 2024.

PAULA, João. Antônio. de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces - Revista de Extensao da UFMG, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 5–23, 2013. Disponível: [link]. Acesso em: 21 jan. 2024.

VENTEU, Kelly Cristina; PINTO, Giuliano Scombatti. Desenvolvimento Móvel Híbrido. Interface Tecnológica. v. 15 n. 1 (2018). Disponivel em [link] Acesso em: 24 de jan. de 2024.
Publicado
29/04/2024
OLIVEIRA, Franklin Sales de; SANTOS, Dulcinéia Esteves; SILVA, Lucas Superti da; ROCHA, Rogers. Uma perspectiva de ensino-aprendizagem em Libras com aplicativo gratuito em projeto unificado na UFPel. In: TRILHA COLABORAÇÃO, SOCIEDADE E EXTENSÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 19. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 146-149. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2024.238571.