UFRJ na Ciência e Tecnologia: Colaboração entre Universidade, Território e Poder Público em Ações de Extensão para o Desenvolvimento de Políticas Públicas de Ciência e Tecnologia para o Município do Rio de Janeiro

  • Luciana Brito Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Juliana França Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Angélica Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Adriana Vivacqua Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo


UFRJ na Ciência e Tecnologia é uma parceria entre universidade, poder público, territórios e movimentos sociais. Neste artigo detalhamos a concepção do projeto, etapas de desenvolvimento e aspectos de colaboração. A análise do discurso das aulas remotas permitiu construir uma matriz SWOT para a identificação de desafios para a colaboração no projeto. A convergência entre o trabalho colaborativo e diretrizes contidas na Política Nacional de Extensão Universitária revela a aderência entre o projeto e as ideias de Paulo Freire de uma extensão que se preocupa com uma comunicação eficiente e amorosa em busca do “ser mais”.
Palavras-chave: Colaboração, Design Instrucional, Populações Marginalizadas, Paulo Freire

Referências

Brasil (1988). Constituição da república federativa do brasil. Constituição Federal.

Brasil (1996). Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei no 9.394/96.

Brasil (2014). Plano nacional de educação Lei no 13.005/2014.

Charmaz, K. (2017). Constructivist grounded theory. The Journal of Positive Psychology, 12(3):299–300.

FORPROEX (2012). Política Nacional de Extensão Universitária. PROEX UFSC.

Freire, P. (2014). Extensão ou Comunicação? Editora Paz e Terra.

Gadotti, M. (2017). Extensão Universitária: para quê. Instituto Paulo Freire, 15:1–18.

Hayes, G. R. (2011). The relationship of action research to human-computer interaction. ACM Trans. Comput.-Hum. Interact., 18(3).

UFRJ, E. (2023a). Aula 03 - curso de extensão - ufrj na ciência e tecnologia - 05 set 2023. YouTube video.

UFRJ, E. (2023b). Curso de extensão - ufrj na ciência e tecnologia, territorialidade e diversidade (aula 2). YouTube video.

UFRJ, E. (2023c). Curso ufrj na ciência e tecnologia - divulgação e popularização da ciência (aula 4). YouTube video.

Wong-Villacres, M., DiSalvo, C., Kumar, N., and DiSalvo, B. (2020). Culture in action: Unpacking capacities to inform assets-based design. In Proceedings of the 2020 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI ’20, page 1–14, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Publicado
29/04/2024
Como Citar

Selecione um Formato
BRITO, Luciana; FRANÇA, Juliana; DIAS, Angélica; VIVACQUA, Adriana. UFRJ na Ciência e Tecnologia: Colaboração entre Universidade, Território e Poder Público em Ações de Extensão para o Desenvolvimento de Políticas Públicas de Ciência e Tecnologia para o Município do Rio de Janeiro. In: TRILHA COLABORAÇÃO, SOCIEDADE E EXTENSÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 19. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 150-153. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2024.238577.