Promovendo a Autonomia de Cegos - Desafios e Lições Aprendidas na Colaboração para o Desenvolvimento de um Sistema Inteligente para Monitorar Odores

  • Aida Araújo Ferreira Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
  • Gilmar Gonçalves de Brito Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
  • Romero Barbosa de Assis Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
  • Ioná Maria Beltrão Rameh Barbosa Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
  • Vânia Soares de Carvalho Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
  • Carla Maria da Silva Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
  • Júlia Didra Bezerra de Assis Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
  • Niviane Cristina Alves da Silva Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
  • Rebeca Beatriz de Luna Oliveira Silva Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Resumo


Este projeto tem o objetivo de investigar e analisar os desafios enfrentados e lições aprendidas durante o desenvolvimento de um Sistema Inteligente de Monitoramento de Odores para auxiliar pessoas com deficiência visual. Informações sobre os sensores eletroquímicos utilizados são apresentados, ressaltando sua precisão e confiabilidade no monitoramento de gases perigosos. Essa tecnologia desempenha um papel importante para a segurança de pessoas com deficiência visual, contribuindo significativamente para o avanço da autonomia, permitindo que estes sejam capazes de perceber um vazamento de gás que possa ameaçar sua vida e tomar atitudes imediatas. O texto explora ainda questões-chave relacionadas à colaboração, como os desafios na comunicação entre os participantes, o papel de ferramentas de colaboração, e a experiência conjunta na prática extensionista. Além disso, destaca as lições aprendidas, as oficinas de prototipação da tecnologia e perspectivas futuras, incluindo a precisão da detecção e a evolução nas áreas de hardware e software, demonstrando o impacto positivo do projeto na educação e na comunidade.
Palavras-chave: Nariz eletrônico, autonomia, cegos

Referências

GARBIN, Mônica Cristina; DO AMARAL, Sérgio Ferreira. Design thinking: a colaboração como mola propulsora da inovação na educação. Revista InovaEduc, n. 2, p. 1-11, 2013.

GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. A Tecnologia Assistiva: de que se trata. Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade, v. 1, p. 207-235, 2009.
Publicado
29/04/2024
Como Citar

Selecione um Formato
FERREIRA, Aida Araújo et al. Promovendo a Autonomia de Cegos - Desafios e Lições Aprendidas na Colaboração para o Desenvolvimento de um Sistema Inteligente para Monitorar Odores. In: TRILHA COLABORAÇÃO, SOCIEDADE E EXTENSÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 19. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 158-161. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2024.238622.