Colabora: Programa de Extensão Universitária para Fomentar a Inclusão Social

  • Carla D. M. Berkenbrock Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Fabíola S. F. Sell Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Gian R. Berkenbrock Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Rafael R. de Morais Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Resumo


O programa de extensão Colabora visa apoiar a colaboração entre surdos e ouvintes por meio do diálogo sobre crenças, preconceitos e questionamentos em torno de língua de sinais e da realidade surda. Este artigo apresenta reflexões sobre a construção de técnicas, processos e recursos didático-pedagógicos para apoiar a comunicação de pessoas surdas, que faz parte das ações do programa. O programa tem contribuído para que um maior número de ouvintes tenha conhecimento de Libras, visando facilitar o acesso à informação para pessoas surdas.
Palavras-chave: Libras, comunicação de pessoas surdas, inclusão social

Referências

Brandão, J., Berkenbrock, C., and Silveira, E. (2022). Dicionário de libras: um artefato colaborativo para apoiar a comunicação entre surdos e ouvintes. In Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, pages 25–33, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Fuks, H., Raposo, A. B., Gerosa, M. A., Pimentel, M., Filippo, D., and de Lucena, C. J. P. (2011). Teorias e modelos de colaboração. In Sistemas Colaborativos. Elsevier.

Palacios, R., Larrazabal, S., and Monzalve, M. (2022). Evident demands and absent changes: special education teachers’ initial training in chile. British Journal of Special Education, 49(4):628–647.
Publicado
29/04/2024
BERKENBROCK, Carla D. M.; SELL, Fabíola S. F.; BERKENBROCK, Gian R.; DE MORAIS, Rafael R.. Colabora: Programa de Extensão Universitária para Fomentar a Inclusão Social. In: TRILHA COLABORAÇÃO, SOCIEDADE E EXTENSÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 19. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 162-165. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2024.238723.