Expansão do Café com Agroecologia de MG para o RS: metodologias colaborativas em interface com o ensino e a extensão
Resumo
O projeto Café com Agroecologia em Pelotas está sendo executado por bolsistas do Programa de Educação Tutorial - Conexões de Saberes - Diversidade e Tolerância, com atividades presenciais e em redes sociais, como o Instagram, visando maior alcance sobre a temática da Agroecologia, na busca de realizar trocas que possam trilhar caminhos colaborativos no intuito de alcance de um mundo mais sustentável. As mudanças climáticas e vários desarranjos sociais também têm relação com a ciência agroecológica, já que essa visa maior equilíbrio entre o social, uso de recursos naturais e bem-estar das pessoas, dos animais e do ambiente como um todo. Assim, os encontros tomando café e discutindo os temas provocam que, uma sociedade consciente trilha por conquistar perspectivas de um mundo mais justo e menos desigual.
Referências
DIAS, L. C.; SILVEIRA, R. L. L. Redes, Sociedades e Territórios. 3. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 11 fev. 2024.
FIGUEIREDO, R. S.; SOUZA, L. M. O uso das redes sociais na Educação Ambiental em tempos de isolamento social. Devir Educação, Lavras, v. 5, n. 1, p. 24-42, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 11 fev. 2024.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 7a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. OLIVEIRA, F. S. et al. Ferramentas digitais e a difusão de saberes agroecológicos na pandemia. In: VIII Congreso Latinoamericano de Agroecologia 2020: Memorias. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 fev. 2024.
PEREIRA, J. P. O.; SANTOS, E. V. M. Agroecologia e o uso das redes sociais digitais do facebook e do instagram. Revista Tocantinense de Geografia, Araguaína, v. 12, n. 25, p. 13-34, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 fev. 2024.