StoryGirl na Prática: Um relato de experiência sobre as práticas colaborativas no projeto de extensão

  • Andreza C. Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Ana Clara M. de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Angélica F. S. Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Juliana B. S. França Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo


A presença de mulheres na tecnologia da informação diminuiu drasticamente ao longo dos anos. Porém, a computação já esteve fortemente associada às mulheres. Este estudo apresenta os resultados de um projeto de extensão universitária que introduziu estruturas lógicas de programação utilizando histórias e a linguagem de programação em blocos, o Scratch para meninas de 11 a 16 anos de escolas públicas e privadas. Os resultados alcançados demonstram que é possível explorar o conceito de programação técnica através da narrativa e do ensino colaborativo, enfatizando a importância da formação de conhecimento.
Palavras-chave: Pensamento computacional, Rede colaborativa, Storytelling

Referências

Costa, A. M. N.; Pimentel, M. Sistemas colaborativos para uma nova sociedade e um novo ser humano. Sistemas colaborativos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011, 3-15.

França, J. B., Saburido, B., & Dias, A. F. (2021, November). Desenvolvendo o Pensamento Computacional de Meninas através de Histórias. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 931-942). SBC.

Racca, B. S., & dos Santos França, J. B. (2021, April). StoryGirl: Uma rede colaborativa de apoio à criança através de histórias reais programadas em Scratch. In Anais Estendidos do XVI Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (pp. 54-61). SBC.

Ribeiro, L., Barbosa, G., Silva, I., Coutinho, F., & Santos, N. (2019, July). Um Panorama da Atuação da Mulher na Computação. In Anais do XIII Women in Information Technology (pp. 1-10). SBC.

Oliveira, A.C.M., Santos, A.C., Dias, A.F., França, J.B. SG: Um Método de Ensino do Pensamento Computacional através de Histórias. Sánchez, J. (2022) Editor. Nuevas Ideas en Informática Educativa, Volumen 16, p. 32 - 39. Santiago de Chile.

Saburido, B., Dias, A. F., & França, J. B. (2021, July). StoryGirl: programando através de narrativas. In Anais do XV Women in Information Technology (pp. 355-359). SBC.
Publicado
29/04/2024
SANTOS, Andreza C.; DE OLIVEIRA, Ana Clara M.; DIAS, Angélica F. S.; FRANÇA, Juliana B. S.. StoryGirl na Prática: Um relato de experiência sobre as práticas colaborativas no projeto de extensão. In: TRILHA COLABORAÇÃO, SOCIEDADE E EXTENSÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 19. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 170-173. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2024.238737.