StoryGirl na Prática: Um relato de experiência sobre as práticas colaborativas no projeto de extensão
Resumo
A presença de mulheres na tecnologia da informação diminuiu drasticamente ao longo dos anos. Porém, a computação já esteve fortemente associada às mulheres. Este estudo apresenta os resultados de um projeto de extensão universitária que introduziu estruturas lógicas de programação utilizando histórias e a linguagem de programação em blocos, o Scratch para meninas de 11 a 16 anos de escolas públicas e privadas. Os resultados alcançados demonstram que é possível explorar o conceito de programação técnica através da narrativa e do ensino colaborativo, enfatizando a importância da formação de conhecimento.
Palavras-chave:
Pensamento computacional, Rede colaborativa, Storytelling
Referências
Costa, A. M. N.; Pimentel, M. Sistemas colaborativos para uma nova sociedade e um novo ser humano. Sistemas colaborativos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011, 3-15.
França, J. B., Saburido, B., & Dias, A. F. (2021, November). Desenvolvendo o Pensamento Computacional de Meninas através de Histórias. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 931-942). SBC.
Racca, B. S., & dos Santos França, J. B. (2021, April). StoryGirl: Uma rede colaborativa de apoio à criança através de histórias reais programadas em Scratch. In Anais Estendidos do XVI Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (pp. 54-61). SBC.
Ribeiro, L., Barbosa, G., Silva, I., Coutinho, F., & Santos, N. (2019, July). Um Panorama da Atuação da Mulher na Computação. In Anais do XIII Women in Information Technology (pp. 1-10). SBC.
Oliveira, A.C.M., Santos, A.C., Dias, A.F., França, J.B. SG: Um Método de Ensino do Pensamento Computacional através de Histórias. Sánchez, J. (2022) Editor. Nuevas Ideas en Informática Educativa, Volumen 16, p. 32 - 39. Santiago de Chile.
Saburido, B., Dias, A. F., & França, J. B. (2021, July). StoryGirl: programando através de narrativas. In Anais do XV Women in Information Technology (pp. 355-359). SBC.
França, J. B., Saburido, B., & Dias, A. F. (2021, November). Desenvolvendo o Pensamento Computacional de Meninas através de Histórias. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 931-942). SBC.
Racca, B. S., & dos Santos França, J. B. (2021, April). StoryGirl: Uma rede colaborativa de apoio à criança através de histórias reais programadas em Scratch. In Anais Estendidos do XVI Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (pp. 54-61). SBC.
Ribeiro, L., Barbosa, G., Silva, I., Coutinho, F., & Santos, N. (2019, July). Um Panorama da Atuação da Mulher na Computação. In Anais do XIII Women in Information Technology (pp. 1-10). SBC.
Oliveira, A.C.M., Santos, A.C., Dias, A.F., França, J.B. SG: Um Método de Ensino do Pensamento Computacional através de Histórias. Sánchez, J. (2022) Editor. Nuevas Ideas en Informática Educativa, Volumen 16, p. 32 - 39. Santiago de Chile.
Saburido, B., Dias, A. F., & França, J. B. (2021, July). StoryGirl: programando através de narrativas. In Anais do XV Women in Information Technology (pp. 355-359). SBC.
Publicado
29/04/2024
Como Citar
SANTOS, Andreza C.; DE OLIVEIRA, Ana Clara M.; DIAS, Angélica F. S.; FRANÇA, Juliana B. S..
StoryGirl na Prática: Um relato de experiência sobre as práticas colaborativas no projeto de extensão. In: TRILHA COLABORAÇÃO, SOCIEDADE E EXTENSÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 19. , 2024, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 170-173.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2024.238737.