Inovação no Desenvolvimento de um Fotômetro LED para Monitoramento de Poluentes Ambientais em Água — uma Abordagem a Partir da Colaboração com o Programa Futuras Cientistas

  • Mirella Emily B. Santana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
  • Aida A. Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
  • Arthur Gabriel S. da Luz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
  • Crystian da Paz Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
  • Gilmar G. de Brito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
  • Maria Lúcia de M. e Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
  • Priscilla de S. Botelho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
  • Romero Barbosa de Assis Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

Resumo


Este projeto visa abordar o desenvolvimento de um fotômetro LED para monitorar poluentes ambientais em água, resultado da colaboração entre o programa Futuras Cientistas e a instituição de ensino. Destaca-se o uso de ferramentas digitais integradas para promoção da interdisciplinaridade. A abordagem interdisciplinar impulsionou o avanço do dispositivo e ampliou as competências das participantes, além de promover inclusão nas áreas STEM. Em suma, este estudo destaca a importância da colaboração multidisciplinar na promoção da inovação tecnológica e do aprendizado ativo, enfatizando o potencial transformador das parcerias entre instituições de ensino, programas de extensão e equipes de pesquisa e desenvolvimento.
Palavras-chave: Multidisciplinaridade, Prototipagem, STEM

Referências

Ferro, G. S. and Heemann, A. (2019) “Empatia com equipes multidisciplinares na fase de Ideação do processo de design Thinking”, Projetica, v. 10, n. 3, pages 81-98.

Santos, G. R., et al. (2022) “Avanços Analíticos Baseados em Modelos de Calibração de Primeira Ordem e Espectroscopia Uv-Vis para Avaliação da Qualidade da Água: Uma Revisão - Parte 1”, Química Nova, v. 45, pages 314-323.
Publicado
29/04/2024
Como Citar

Selecione um Formato
SANTANA, Mirella Emily B.; FERREIRA, Aida A.; LUZ, Arthur Gabriel S. da; SILVA, Crystian da Paz; BRITO, Gilmar G. de; LIMA, Maria Lúcia de M. e; BOTELHO, Priscilla de S.; ASSIS FILHO, Romero Barbosa de. Inovação no Desenvolvimento de um Fotômetro LED para Monitoramento de Poluentes Ambientais em Água — uma Abordagem a Partir da Colaboração com o Programa Futuras Cientistas. In: TRILHA COLABORAÇÃO, SOCIEDADE E EXTENSÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 19. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 177-180. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2024.238749.