Programa Universidade do Mar: Extensão universitária em comunidades costeiras e na formação do oceanógrafo

  • Vanessa de M. Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Marcos Bastos Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Mônica D. Correa-Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Marcella Z. do Amaral Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Resumo


O Programa de Extensão Universidade do Mar foi criado recentemente com a missão de contribuir ao fomento das Ciências Oceânicas no estado do Rio de Janeiro, bem como para atuar na contextualização do papel dos Oceanos junto à Sociedade através de atividades de pesquisa e extensão.
Palavras-chave: Década do Oceano, Economia Azul

Referências

Hubner, J. C. et al (2020). “Conflitos ambientais relacionados à pesca artesanal na zona costeira brasileira”. Arquivos de Ciências do Mar. Páginas 43-51.

ONU (2024) “Década da Ciência Oceânica é lançada oficialmente no Brasil”, [link], Fevereiro.

Pereira, M. B et al (2023). “Desafios na pesca artesanal: uma pesquisa em comunidades pesqueiras da região norte e noroeste do Rio de Janeiro”. Caderno Pedagógico (Lajeado. Online), Páginas: 221-238.

Santos, T. (2022) “Economia e o Mar: Conceitos e definições”, In: Economia Azul: vetor para o desenvolvimento do Brasil, Essential Idea Editora, São Paulo, Brasil.

UNIMAR (2024a) “Bem-vindo(a) ao Programa Universidade do Mar”, [link], Fevereiro.

UNIMAR (2024b) “Produtos”, [link], Fevereiro.
Publicado
29/04/2024
Como Citar

Selecione um Formato
FERREIRA, Vanessa de M.; PEREIRA, Marcos Bastos; CORREA-SILVA, Mônica D.; DO AMARAL, Marcella Z.. Programa Universidade do Mar: Extensão universitária em comunidades costeiras e na formação do oceanógrafo. In: TRILHA COLABORAÇÃO, SOCIEDADE E EXTENSÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 19. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 185-188. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2024.238754.