Inteligência geográfica conectando pessoas com deficiência ao sistema de transporte público na Região Metropolitana do Recife

  • Artur Machado Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
  • Bruno Bione Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
  • Ioná Barbosa Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
  • Aida Ferreira Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
  • Vânia Carvalho Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
  • Gilmar Britto Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
  • William Almeida Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Resumo


Este artigo apresenta a plataforma Sigabem, composta por um sistema web e um aplicativo móvel que utiliza inteligência geográfica para auxiliar gestores públicos no planejamento e tomada de decisões, além de oferecer suporte à acessibilidade e comunicação para pessoas com deficiência em relação ao transporte público. A metodologia envolveu levantamento de requisitos por meio de reuniões com especialistas e representantes de pessoas com deficiência. A plataforma possui dois produtos: Sigabem App para ser utilizado pelas pessoas com deficiência e o Sigabem Web para ser utilizado pelo gestor público de transporte. O projeto atendeu aos requisitos e promoveu a colaboração entre o setor produtivo e a instituição de ensino, resultando em soluções para a inclusão social na Região Metropolitana do Recife.

Palavras-chave: acessibilidade, inclusão, comunicação

Referências

BRASIL. Lei no 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência: Estatuto da Pessoa com Deficiência. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 ago. 2020.

AXIOS. Axios. In: Promise based HTTP client for the browser and node.js. [S. l.], 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 set. 2021.

REACT Native Learn once, write anywhere. [S. l.], 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 set. 2021.

REACT Uma biblioteca JavaScript para criar interfaces de usuário. [S. l.], 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 set. 2021.
Publicado
29/04/2024
Como Citar

Selecione um Formato
MACHADO, Artur; BIONE, Bruno; BARBOSA, Ioná; FERREIRA, Aida; CARVALHO, Vânia; BRITTO, Gilmar; ALMEIDA, William. Inteligência geográfica conectando pessoas com deficiência ao sistema de transporte público na Região Metropolitana do Recife. In: TRILHA COLABORAÇÃO, SOCIEDADE E EXTENSÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 19. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 197-200. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2024.238760.