Solução Tecnológica para Solicitação de Apoio ao Embarque de Pessoas com Deficiência ao Transporte Público na Região Metropolitana do Recife
Resumo
Este artigo descreve um projeto em desenvolvimento no campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco para facilitar o embarque de pessoas com deficiência no transporte público. A solução proposta utiliza Internet das Coisas (IoT) por meio de um dispositivo microcontrolado, oferecendo acessibilidade durante o embarque. Os usuários podem verificar o tempo de chegada do transporte, gerar solicitações de embarque e, futuramente, enviar essas solicitações ao motorista antecipadamente. Isso proporciona autonomia e segurança no embarque para as pessoas com deficiência. Além disso, um formulário eletrônico permite a contribuição de dados estatísticos sobre a acessibilidade dos pontos de embarque na cidade.
Referências
EBC - EMPRESA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO - AGÊNCIA BRASIL. Estudo do Ipea mostra que 65% da população usam transporte público nas capitais. 2011. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 fev. 2024.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. PNS 2020: país tem 18,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. IBGE, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 fev. 2024.
PERNAMBUCO. Lei Ordinária no 14789, de 28 de junho de 2012, de Pernambuco. Institui no âmbito do Estado de Pernambuco a Política Estadual da Pessoa com Deficiência. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 fev. 2024.