Cidadania digital na Amazônia: Experiências de ações voltadas para adultos e idosos da comunidade remanescente de quilombo do Aracuan de Baixo

  • Raíssa Katrine Marinho Serrão Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
  • Neidiane Andrade Soares Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
  • Eliene da Silva Santos Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
  • Flávia Pessoa Monteiro Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
  • Carlos Sávio Sarubi de Souza Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
  • Caroline Cruz da Silva Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Resumo


Este artigo discorre a experiência da oficina intitulada: “As principais ferramentas para o acesso a cidadania digital”, realizada durante a terceira ação de extensão do projeto Cunhantã++, conduzida na Comunidade Remanescente de Quilombo Aracuan de Baixo, localizada as margens esquerda do rio Trombetas, município de Oriximiná, região do Baixo Amazonas. Com objetivo de capacitar os membros da comunidade para o uso das principais ferramentas governamentais. Como resultados obtidos, incluise as fotos da oficina, formulário aplicado aos participantes, observações e feedbacks. Essa foi a primeira iniciativa com esse propósito a alcançar a comunidade quilombola do território, conforme constatado junto às lideranças.

Palavras-chave: Cidadania Digital, Educação Digital, Ferramentas Governamentais, Comunidade Quilombola

Referências

BRASIL, Marco Civil da Internet. Lei 12.965/14.Disponível em [link]. Acesso em 17 de fevereiro de 2024.

CUNHANTÃ++ OFICIAL. 19 fev. 2024. Instagram: @cunhanta_oficial. Disponível em [link]. Acesso em 19 fevereiro 2024.

Souza, M. C. de. (2018). Educação digital: a base para a construção da cidadania digital. Debater a Europa, (19), 57-67. Disponível em [link]. Acesso em 17 de fevereiro de 2024.

SOARES, L. R.; TÁRREGA, M. C. V. B. Inclusão digital de comunidades isoladas e a efetivação dos direitos sociais previstos na constituição federal: a comunidade Quilombola Kalunga e o direito à educação. Anais do Congresso Brasileiro de Processo Coletivo e Cidadania, [S. l.], n. 1, p. p. 97–102, 2014. Disponível em: [link]. Acesso em 19 fevereiro de 2024.

Três em cada quatro brasileiros já utilizam a Internet, aponta pesquisa TIC Domicílios 2019. Disponível em: [link]. Acesso em 19 fevereiro de 2024.
Publicado
29/04/2024
Como Citar

Selecione um Formato
SERRÃO, Raíssa Katrine Marinho; SOARES, Neidiane Andrade; SANTOS, Eliene da Silva; MONTEIRO, Flávia Pessoa; DE SOUZA, Carlos Sávio Sarubi; DA SILVA, Caroline Cruz. Cidadania digital na Amazônia: Experiências de ações voltadas para adultos e idosos da comunidade remanescente de quilombo do Aracuan de Baixo. In: TRILHA COLABORAÇÃO, SOCIEDADE E EXTENSÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 19. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 209-212. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2024.238763.