Detecção automatizada de contrabando legislativo com Grandes modelos de linguagem
Resumo
O contrabando legislativo compromete a transparência e a qualidade normativa ao incluir dispositivos sem relação com o tema principal das leis. Este estudo propõe o desenvolvimento de um sistema baseado em Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) para identificar trechos legislativos de baixa pertinência temática, possibilitando a detecção automatizada desse fenômeno. A abordagem combina técnicas estatísticas e aprendizado por reforço com feedback humano para aprimorar a precisão da análise. Além de aumentar a transparência legislativa, o sistema busca fortalecer o controle social por meio de uma plataforma interativa de monitoramento.Referências
Aoki, G. (2024). Large language models in politics and democracy: A comprehensive survey.
Casagrande, C. (2019). Jabuti contrabandeia mini reforma trabalhista na mp da liberdade econômica.
Channell, W. (2009). Making a Difference: The Role of the L.L.M. in Policy Formulation and Reform, pages 31–44. Routledge.
Chaudhari, S., Aggarwal, P., Murahari, V., Rajpurohit, T., Kalyan, A., Narasimhan, K., Deshpande, A., and da Silva, B. C. (2024). Rlhf deciphered: A critical analysis of reinforcement learning from human feedback for llms.
Cione, L. B. and Neme, E. F. (2023). The brazilian legislative process, legislative "smuggling"in parliamentary amendments and the crisis of democratic institutions. Meritum, 18(3):213–227.
Conselho Nacional de Justiça (2023). Agenda 2030.
Câmara dos Deputados ([s.d.]). Medida Provisória.
Hevner, March, Park, and Ram (2004). Design science in information systems research. MIS Quarterly, 28(1):75.
Krook, J., Schneiders, E., Seabrooke, T., Leesakul, N., and Clos, J. (2024). Large language models (llms) for legal advice: A scoping review.
Lam, K. F. Y., Gopal, V., and Qian, J. (2023). Confidence intervals for the f1 score: A comparison of four methods.
Leitao-Junior, P. S., Freitas, D. M., Vergilio, S. R., Camilo-Junior, C. G., and Harrison, R. (2020). Search-based fault localisation: A systematic mapping study. Information and Software Technology, 123:106295.
Li, Z., Xu, T., Zhang, Y., Lin, Z., Yu, Y., Sun, R., and Luo, Z.-Q. (2023). Remax: A simple, effective, and efficient reinforcement learning method for aligning large language models.
Lipton, Z. C., Elkan, C., and Narayanaswamy, B. (2014). Thresholding classifiers to maximize f1 score.
Mali, T. (2023). Lula tem menor nº de medidas provisórias aprovadas em 23 anos.
Minhoto, V. M. (2019). O contrabando legislativo e a modulaÇÃo de efeitos na aÇÃo direta de inconstitucionalidade 5.127. Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, 25(2):24.
Nascimento, R. S. (2020). A emenda ‘supressiva de jabutis’ e o devido processo legislativo.
OAB Nacional (2015). Emenda “jabuti” é inconstitucional, decide stf.
ONU (2015). Objetivos de desenvolvimento sustentável: Paz, justiça e instituições eficazes.
Peffers, K., Tuunanen, T., Rothenberger, M. A., and Chatterjee, S. (2007). A design science research methodology for information systems research. Journal of Management Information Systems, 24(3):45–77.
Salama, M., Bahsoon, R., and Bencomo, N. (2017). Managing Trade-offs in Self-Adaptive Software Architectures, page 249–297. Elsevier.
Sitarz, M. (2023). Extending f1 metric, probabilistic approach. Advances in Artificial Intelligence and Machine Learning, 03(02):1025–1038.
Souto, M. V. C. (2014). Violação do devido processo legislativo na tramitação de medidas provisórias: incidência na seção legislativa de 2014 e estudo de caso. Trabalho final de curso (pós-graduação lato sensu), Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Brasília.
Supremo Tribunal Federal (2014). AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 5127.
Van Der Laan, C. R. (2016). A decisão do stf na adi 5.127: Uma avaliação dos efeitos concretos recentes sobre a apresentação de emendas parlamentares nas comissões mitas de medidas provisórias. Trabalho final de curso (pós-graduação lato sensu), Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Brasília.
Yadav, P. (2024). Soon grok will summarise us laws before they are passed, says elon musk.
Casagrande, C. (2019). Jabuti contrabandeia mini reforma trabalhista na mp da liberdade econômica.
Channell, W. (2009). Making a Difference: The Role of the L.L.M. in Policy Formulation and Reform, pages 31–44. Routledge.
Chaudhari, S., Aggarwal, P., Murahari, V., Rajpurohit, T., Kalyan, A., Narasimhan, K., Deshpande, A., and da Silva, B. C. (2024). Rlhf deciphered: A critical analysis of reinforcement learning from human feedback for llms.
Cione, L. B. and Neme, E. F. (2023). The brazilian legislative process, legislative "smuggling"in parliamentary amendments and the crisis of democratic institutions. Meritum, 18(3):213–227.
Conselho Nacional de Justiça (2023). Agenda 2030.
Câmara dos Deputados ([s.d.]). Medida Provisória.
Hevner, March, Park, and Ram (2004). Design science in information systems research. MIS Quarterly, 28(1):75.
Krook, J., Schneiders, E., Seabrooke, T., Leesakul, N., and Clos, J. (2024). Large language models (llms) for legal advice: A scoping review.
Lam, K. F. Y., Gopal, V., and Qian, J. (2023). Confidence intervals for the f1 score: A comparison of four methods.
Leitao-Junior, P. S., Freitas, D. M., Vergilio, S. R., Camilo-Junior, C. G., and Harrison, R. (2020). Search-based fault localisation: A systematic mapping study. Information and Software Technology, 123:106295.
Li, Z., Xu, T., Zhang, Y., Lin, Z., Yu, Y., Sun, R., and Luo, Z.-Q. (2023). Remax: A simple, effective, and efficient reinforcement learning method for aligning large language models.
Lipton, Z. C., Elkan, C., and Narayanaswamy, B. (2014). Thresholding classifiers to maximize f1 score.
Mali, T. (2023). Lula tem menor nº de medidas provisórias aprovadas em 23 anos.
Minhoto, V. M. (2019). O contrabando legislativo e a modulaÇÃo de efeitos na aÇÃo direta de inconstitucionalidade 5.127. Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, 25(2):24.
Nascimento, R. S. (2020). A emenda ‘supressiva de jabutis’ e o devido processo legislativo.
OAB Nacional (2015). Emenda “jabuti” é inconstitucional, decide stf.
ONU (2015). Objetivos de desenvolvimento sustentável: Paz, justiça e instituições eficazes.
Peffers, K., Tuunanen, T., Rothenberger, M. A., and Chatterjee, S. (2007). A design science research methodology for information systems research. Journal of Management Information Systems, 24(3):45–77.
Salama, M., Bahsoon, R., and Bencomo, N. (2017). Managing Trade-offs in Self-Adaptive Software Architectures, page 249–297. Elsevier.
Sitarz, M. (2023). Extending f1 metric, probabilistic approach. Advances in Artificial Intelligence and Machine Learning, 03(02):1025–1038.
Souto, M. V. C. (2014). Violação do devido processo legislativo na tramitação de medidas provisórias: incidência na seção legislativa de 2014 e estudo de caso. Trabalho final de curso (pós-graduação lato sensu), Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Brasília.
Supremo Tribunal Federal (2014). AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 5127.
Van Der Laan, C. R. (2016). A decisão do stf na adi 5.127: Uma avaliação dos efeitos concretos recentes sobre a apresentação de emendas parlamentares nas comissões mitas de medidas provisórias. Trabalho final de curso (pós-graduação lato sensu), Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Brasília.
Yadav, P. (2024). Soon grok will summarise us laws before they are passed, says elon musk.
Publicado
02/06/2025
Como Citar
SILVA, Frederico Thiers Dutra de Oliveira da; GARCIA, Ana Cristina Bicharra.
Detecção automatizada de contrabando legislativo com Grandes modelos de linguagem. In: DESENHO DE PESQUISA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 20. , 2025, Manaus/AM.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 73-79.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2025.6983.
