Reflexões sobre a Colaboração na Inclusão Escolar: Benefícios e Obstáculos a serem enfrentados
Resumo
Dispositivos legais como a Lei No. 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão, têm contribuído para o crescimento do número de alunos com deficiência matriculados em escolas públicas e privadas no Brasil. Contudo, é necessário observar dentro da escola quais práticas educacionais podem ser utilizadas para uma inclusão efetiva. Nesse sentido, a colaboração desempenha um papel fundamental na promoção da educação inclusiva. Por meio da colaboração é possível que profissionais da educação e pessoas importantes na vida do aluno possam discutir e planejar estratégias e ambientes de aprendizagem mais acessíveis, onde todos os alunos tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial. Esse artigo apresenta reflexões de pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (PEINE) sobre o uso de estratégias pedagógicas e sistemas colaborativos para fomentar a inclusão escolar.Referências
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Publicado
02/06/2025
Como Citar
BERKENBROCK, Carla D. M.; SELL, Fabíola S. F.; FRIZZARINI, Silvia T.; SANTOS, Mariana dos; BERKENBROCK, Gian R..
Reflexões sobre a Colaboração na Inclusão Escolar: Benefícios e Obstáculos a serem enfrentados. In: TRILHA DE REFLEXÕES E PROVOCAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 20. , 2025, Manaus/AM.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 158-166.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2025.6843.
