Sentinário: Uma Ferramenta Colaborativa para Criação de Dicionário de Sentimento
Resumo
Este trabalho apresenta uma ferramenta colaborativa e gamificada para geração de dicionário léxico de sentimentos na língua Portuguesa. Essa ferramenta foi avaliada em relação a experiência e motivação de uso, bem como em relação à precisão do dicionário de sentimentos gerado. Além de contribuir para a área de Análise de Sentimento, também motiva trabalhos na área de Interação Humano Computador (IHC) e Sistemas Colaborativos com o objetivo de manter usuários de um sistema engajados por meio dos recursos de colaboração e gamificação.
Referências
Martins, R. F., Pereira, A., and Benevenuto, F. (2015). An approach to sentiment analysis of web applications in portuguese. In Proceedings of the 21st Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, pages 105–112. ACM.
Miller, G. A. (1995). Wordnet: a lexical database for english. Communications of the ACM, 38(11):39–41.
Nielsen, J. (1994). Usability inspection methods. In Conference companion on Human factors in computing systems, pages 413–414. ACM.
Pang, B. and Lee, L. (2008). Opinion mining and sentiment analysis. Foundations and trends in information retrieval, 2(1-2):1–135.
Remus, R., Quasthoff, U., and Heyer, G. (2010). Sentiws-a publicly available germanlanguage resource for sentiment analysis. In LREC.
Tsai, A. C.-R., Wu, C.-E., Tsai, R. T.-H., Hsu, J. Y.-j., et al. (2013). Building a conceptlevel sentiment dictionary based on commonsense knowledge. IEEE Intelligent Systems, 28(2):22–30.