Uma proposta de ferramenta de criação de exercícios para ambientes educacionais
Resumo
Atualmente a sobrecarga de trabalho do professor é muito alta, visto o volume de inúmeras atividades e funções, além do número alto de estudantes em uma mesma turma. Do outro lado do espectro tem-se estudantes desmotivados e que pouco participam do processo de ensino e aprendizagem. Visando buscar alternativas para estes problemas este trabalho apresenta uma proposta de ferramenta chamada COEXA, baseada na abordagem inquiry-based learning e apoiada pela web social. Esta ferramenta poderá ser aplicada em diferentes ambientes virtuais de aprendizagem e espera-se que ele reduza a sobrecarga do professor e ao mesmo tempo aumente o engajamento e motivação dos estudantes, por meio de um processo mais ativo e colaborativo.
Referências
C osta, E. C., Banchion, M. M., Ferreira de Godoy, L., de Ornellas, L. A (2005) “Percepções Sobre o Estresse Entre Professores Universitários”, In: Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste v. 6, n. 3.
de Almeida, R., Maciel, C., & Souza, P. C. (2017). “Análise das Colmeias de mídias sociais nas instituições de ensino superior”. In Anais do VII Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social (pp. 1-9). SBC.
Ellis, C. A., Gibbs, S. J., e Rein, G. (1991). “Groupware: some issues and experiences”. Communications of the ACM, v. 34. nº.1.
Figueira Filho, F. M., de Geus, P. L. e de Albuquerque, J. P. (2008) “Sistemas de recomendação e interação na web social”, In: Proceedings of the 1st Workshop on Human-Computer Interaction Aspects in the Social Web, in conjunction with the VIII Brazilian Symposium of Human Factors on Computer Systems (IHC 08).
Gomes, A. S., Rolim, A. L., & Silva, W. M. (2012). “Educar com o Redu”. Recife: Redu Educational Technology.
Lee, V. S. (2004). “Teaching and learning through inquiry: A guidebook for institutions and instructors”. Stylus Pub Llc.
Machado, J. R., & Tijiboy, A. V. (2005). “Redes Sociais Virtuais: um espaço para efetivação da aprendizagem cooperativa”. RENOTE, v.3. n º. 1.
Padilha, E. C., & Selvero, C. M. (2012). “A Importância da Motivação no Ensino a Distância” (EAD. Inletras, UNIFRA, Santa Maria/RS.
Smith, G. (2017) Social Software Building Blocks. 2007. Disponível em:
Spronken-Smith, R., & Walker, R. (2010). “Can inquiry-based learning strengthen the links between teaching and disciplinary research?”. Studies in Higher Education, 35(6), 723-740.
Strobel, J., & Van Barneveld, A. (2015). “PBL effectiveness, tensions, and practitioner implications”. Essential readings in problem-based learning, 355-372.
Visser, L.; Plomp, T.; Amirault, R.; Kuiper, W. (2002) “Motivating students at a distance: The case of an international audience”. Journal of Educational Technology Research and Development .