Metodologia para analisar o desenvolvimento interrelacional em alunos do Ensino Médio utilizando jogos

  • Edgar Delbem UFRJ
  • Claudia Motta UFRJ
  • Carlo Oliveira UFRJ
  • Carla Verônica M Marques UFRJ

Resumo


Neste trabalho, procurou-se mensurar o nível de egocentrismo anacrônico presente nos alunos do ensino médio, através de jogo computacional colaborativo, através da pesquisa dos processos inter-relacionais e interativos e da matematização dos princípios baseado no referencial teórico da Psicogenética. Construiu-se um Engenho Computacional chamado Diachronic, composto de 36 jogos, capaz de promover atividades de desenvolvimento colaborativas, tanto no viés da inter-relação quanto da cognição. Ele contempla o regime do funcionamento humano da articulação das instâncias (“somestesia” e “psiquismo”) fundamentada na referida teoria. Deste conjunto de 36 jogos foi selecionado um, denominado Meggido, que mensura os níveis das articulações das instâncias para verificar qual era a instância predominante no participante.

Referências

Delbem, sjr Edgar “Metodologia para analisar o desenvolvimento inter-relacional em alunos do ensino médio utilizando jogos “, Dissertação, PPGI/ UFRJ, (2014).

Xavier Jr., Joaquim Ferreira. “A Psicogenética – Demarcando os processos da vida”. Tremembé: VespeR Editora. 2004. P. 337.

_______, “Psicognética Educacional”. Tremembé: VespeR Editora. 2004. P. 256
Publicado
03/10/2019
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DELBEM, Edgar; MOTTA, Claudia; OLIVEIRA, Carlo; M MARQUES, Carla Verônica. Metodologia para analisar o desenvolvimento interrelacional em alunos do Ensino Médio utilizando jogos. In: PESQUISAS FINALIZADAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 15. , 2019, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 160-161.