Metodologia para analisar o desenvolvimento interrelacional em alunos do Ensino Médio utilizando jogos
Resumo
Neste trabalho, procurou-se mensurar o nível de egocentrismo anacrônico presente nos alunos do ensino médio, através de jogo computacional colaborativo, através da pesquisa dos processos inter-relacionais e interativos e da matematização dos princípios baseado no referencial teórico da Psicogenética. Construiu-se um Engenho Computacional chamado Diachronic, composto de 36 jogos, capaz de promover atividades de desenvolvimento colaborativas, tanto no viés da inter-relação quanto da cognição. Ele contempla o regime do funcionamento humano da articulação das instâncias (“somestesia” e “psiquismo”) fundamentada na referida teoria. Deste conjunto de 36 jogos foi selecionado um, denominado Meggido, que mensura os níveis das articulações das instâncias para verificar qual era a instância predominante no participante.
Referências
Xavier Jr., Joaquim Ferreira. “A Psicogenética – Demarcando os processos da vida”. Tremembé: VespeR Editora. 2004. P. 337.
_______, “Psicognética Educacional”. Tremembé: VespeR Editora. 2004. P. 256