Cyber Resistance: Protótipo de jogo educacional para ensino de segurança cibernética
Resumo
Este artigo aborda o desenvolvimento e avaliação de um jogo educacional voltado para o aprendizado de cibersegurança. Os cenários e personagens estão sendo desenvolvidos em Godot, seguindo um processo incremental e modular, de forma a propiciar o acoplamento de diferentes atividades gamificadas. Como resultados parciais, foram desenvolvidos o cenário inicial e personagens, atividades de quizzes e desafios lógicos. O jogo mostrou-se promissor em uma avaliação preliminar com estudantes.Referências
BARONE, Eric. Stardew Valley [jogo eletrônico]. ConcernedApe. Microsoft Windows: Chucklefish, 2016. Disponível em: [link]. Acesso em: 20/05/2025.
CATALANO, Chiara Eva Catalano; LUCCINI, Angelo Marco Luccini; MORTARA, Michela Mortara et al. Best Practices for an Effective Design and Evaluation of Serious Games.International Journal of Serious Games, v. 1, n. 1, January, 2014.
CYBERSIEGE. CyberSiege, 2024. Disponível em: [link]. Acesso em 03/04/2024.
DETERDING, S.; KHALED, R.; NACKE, L. E.; DIXON, D. Gamification: Toward a definition. In: CHI 2011 Gamification Workshop Proceedings. 2011.
DICHEVA, D.; DICHEV, C.; AGRE, G.; ANGELOVA, G. Gamification in education: A systematic mapping study. Journal of educational technology & society, v. 18, n. 3, p. 75–88, 2015. JSTOR.
GITHUB, Inc. GitHub: Where the world builds software. Disponível em: [link]. Acesso em: 20/05/2025.
GODOT. Godot Engine – Free and open source 2D and 3D game engine. Disponível em: [link]. Acesso em: 20/05/2025.
HACKNET. Hacknet., 2024. Disponível em: [link]. Acesso em 03/04/2024.
IRVINE, C. E.; THOMPSON, M. F.; ALLEN, K. CyberCIEGE: gaming for information assurance. IEEE Security & Privacy, v. 3, n. 3, p. 61–64, 2005. IEEE.
LEE, J.; HAMMER, J. Gamification in Education: What, How, Why Bother? Academic Exchange Quarterly, 2011.
LIBRESPRITE. LibreSprite: Animated sprite editor & pixel art tool. Disponível em: [link]. Acesso em: 20/05/2025.
NOTION, Inc. Notion – One workspace. Disponível em: [link]. Acesso em: 20/05/2025.
OVERTHEWIRE. OverTheWire: Wargames., 2024. Disponível em: [link]. Acesso em 03/04/2024.
ROCHA, R. V. da; BITTENCOURT, I. I.; ISOTANI, S. Avaliação de jogos sérios: questionário para autoavaliação e avaliação da reação do aprendiz. Anais do SBGames, 2015.
WEITL-HARMS, S.; SPANIER, A.; HASTINGS, J.; ROKUSEK, M. A Systematic Mapping Study on Gamification Applications for Undergraduate Cybersecurity Education. Journal of Cybersecurity Education, Research and Practice, v. 2023, n. 1, 2023.
XIE, D. Bitburner. , 2016. Disponível em: [link]. Acesso em 03/04/2024.
CATALANO, Chiara Eva Catalano; LUCCINI, Angelo Marco Luccini; MORTARA, Michela Mortara et al. Best Practices for an Effective Design and Evaluation of Serious Games.International Journal of Serious Games, v. 1, n. 1, January, 2014.
CYBERSIEGE. CyberSiege, 2024. Disponível em: [link]. Acesso em 03/04/2024.
DETERDING, S.; KHALED, R.; NACKE, L. E.; DIXON, D. Gamification: Toward a definition. In: CHI 2011 Gamification Workshop Proceedings. 2011.
DICHEVA, D.; DICHEV, C.; AGRE, G.; ANGELOVA, G. Gamification in education: A systematic mapping study. Journal of educational technology & society, v. 18, n. 3, p. 75–88, 2015. JSTOR.
GITHUB, Inc. GitHub: Where the world builds software. Disponível em: [link]. Acesso em: 20/05/2025.
GODOT. Godot Engine – Free and open source 2D and 3D game engine. Disponível em: [link]. Acesso em: 20/05/2025.
HACKNET. Hacknet., 2024. Disponível em: [link]. Acesso em 03/04/2024.
IRVINE, C. E.; THOMPSON, M. F.; ALLEN, K. CyberCIEGE: gaming for information assurance. IEEE Security & Privacy, v. 3, n. 3, p. 61–64, 2005. IEEE.
LEE, J.; HAMMER, J. Gamification in Education: What, How, Why Bother? Academic Exchange Quarterly, 2011.
LIBRESPRITE. LibreSprite: Animated sprite editor & pixel art tool. Disponível em: [link]. Acesso em: 20/05/2025.
NOTION, Inc. Notion – One workspace. Disponível em: [link]. Acesso em: 20/05/2025.
OVERTHEWIRE. OverTheWire: Wargames., 2024. Disponível em: [link]. Acesso em 03/04/2024.
ROCHA, R. V. da; BITTENCOURT, I. I.; ISOTANI, S. Avaliação de jogos sérios: questionário para autoavaliação e avaliação da reação do aprendiz. Anais do SBGames, 2015.
WEITL-HARMS, S.; SPANIER, A.; HASTINGS, J.; ROKUSEK, M. A Systematic Mapping Study on Gamification Applications for Undergraduate Cybersecurity Education. Journal of Cybersecurity Education, Research and Practice, v. 2023, n. 1, 2023.
XIE, D. Bitburner. , 2016. Disponível em: [link]. Acesso em 03/04/2024.
Publicado
01/09/2025
Como Citar
SOUZA, Maria Vitória Polido de; SANGALETI, Juliano Rubio; CAMPIOLO, Rodrigo; ALMEIDA, Marcos Silvano; SANTOS, Luiz Arthur Feitosa dos.
Cyber Resistance: Protótipo de jogo educacional para ensino de segurança cibernética. In: WORKSHOP DE TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE GRADUAÇÃO EM ANDAMENTO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CIBERSEGURANÇA (SBSEG), 25. , 2025, Foz do Iguaçu/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 305-311.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbseg_estendido.2025.11869.
