Hackathons como Ferramenta no Desenvolvimento de Soluções: A experiência do Hackers do Bem
Resumo
Este artigo relata a experiência do 2º Hackathon do Programa Hackers do Bem, voltado ao desenvolvimento de competências em cibersegurança por meio de uma abordagem prática e colaborativa. A metodologia combinou Design Thinking com a estratégia “From Zero to Hero”, que propõe capacitação intensiva e progressiva de participantes com diferentes níveis de conhecimento. O evento contou com oficinas, mentorias e desafios práticos baseados em cenários reais, promovendo aprendizagem colaborativa e aplicação dos conhecimentos. Os resultados apontam alto engajamento, evolução técnica dos participantes e qualidade das soluções desenvolvidas. O estudo destaca o potencial de eventos imersivos na formação de talentos e no fortalecimento da inovação.Referências
Blank, S. (2013). Why the Lean Start-Up Changes Everything. Harvard Business Review.
Brasil. (1991). Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991: Dispõe sobre a capacitação e competitividade do setor de informática e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, p. 22749, 24 out. 1991.
Brasil. (2018). Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018: Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Diário Oficial da União, seção 1, p. 1, 15 ago. 2018.
Briscoe, G., Mulligan, C. (2014). Digital innovation: The hackathon phenomenon. Creativeworks London.
Brown, T. (2009). Change by design: How design thinking creates new alternatives for business and society. Harvard Business Press.
Design Council UK. (2019). The Double Diamond: A universally accepted depiction of the design process.
ISC². (2023). Cybersecurity Workforce Study 2023.
ISC². (2024). Cybersecurity Workforce Study 2024.
Komssi, M., Pálfalvi, A., Ronkainen, J. (2015). What are hackathons for? IEEE Software, 34(5), 60–67.
NIC.br. (2021). Boas práticas para competições de segurança (CTFs). São Paulo: NIC.br. [link]
Ries, E. (2011). The Lean Startup: How today’s entrepreneurs use continuous innovation to create radically successful businesses. Crown Publishing.
Vasconcelos, R. M., Silva, J. P. B., Gomes, A. S. (2020). Hackathons como estratégia de formação em inovação: Experiências no ensino superior. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 19(1).
Brasil. (1991). Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991: Dispõe sobre a capacitação e competitividade do setor de informática e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, p. 22749, 24 out. 1991.
Brasil. (2018). Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018: Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Diário Oficial da União, seção 1, p. 1, 15 ago. 2018.
Briscoe, G., Mulligan, C. (2014). Digital innovation: The hackathon phenomenon. Creativeworks London.
Brown, T. (2009). Change by design: How design thinking creates new alternatives for business and society. Harvard Business Press.
Design Council UK. (2019). The Double Diamond: A universally accepted depiction of the design process.
ISC². (2023). Cybersecurity Workforce Study 2023.
ISC². (2024). Cybersecurity Workforce Study 2024.
Komssi, M., Pálfalvi, A., Ronkainen, J. (2015). What are hackathons for? IEEE Software, 34(5), 60–67.
NIC.br. (2021). Boas práticas para competições de segurança (CTFs). São Paulo: NIC.br. [link]
Ries, E. (2011). The Lean Startup: How today’s entrepreneurs use continuous innovation to create radically successful businesses. Crown Publishing.
Vasconcelos, R. M., Silva, J. P. B., Gomes, A. S. (2020). Hackathons como estratégia de formação em inovação: Experiências no ensino superior. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 19(1).
Publicado
01/09/2025
Como Citar
PEREIRA, Lisandra R.; NASCIMENTO, Felipe; CORDEIRO, Kauane.
Hackathons como Ferramenta no Desenvolvimento de Soluções: A experiência do Hackers do Bem. In: TRILHA DE INTERAÇÃO COM A INDÚSTRIA E DE INOVAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CIBERSEGURANÇA (SBSEG), 25. , 2025, Foz do Iguaçu/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 432-439.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbseg_estendido.2025.12684.
