DICOMFlowAccess: um modelo de controle de acesso baseado em certificados digitais para prática da telerradiologia

  • Denys A. B. Silva UFPB
  • Gustavo H. M. B. Motta UFPB

Resumo


A prática da telerradiologia em escala global trará inúmeros benefícios, principalmente, a países de dimensões continentais como o Brasil. Entretanto, sabe-se que as soluções já consolidadas nos departamentos de radiologia estão modeladas para um contexto local. Numa rede colaborativa global, vários desafios surgem e um deles é a atuação do controle de acesso. Este trabalho apresenta o DICOMFlowAccess. Um modelo de controle de acesso baseado em certificados digitais para a prática da telerradiologia em uma rede de colaboração com conectividade global.

Referências

Araújo, Danilo AB. (2017). DicomFlow: Gateway Assíncrono e Descentralizado para formação de uma Infraestrutura de Informação para distribuição de imagens médicas. [Dissertação de Mestrado] João Pessoa: UFPB.

Huang, HK. (2011). PACS and imaging informatics: basic principles and applications: John Wiley & Sons.

ICP-BRASIL. (2016). DOC-ICP-16. Perfil de uso geral e requisitos para geração e verificação de certificados de atributo na ICP-Brasil. Versão 1.1.

OASIS. 2017. eXtensible Access Control Markup Language (XACML) Version 3.0.

Pianykh, Oleg S. (2012). Digital imaging and communications in medicine (DICOM): a practical introduction and survival guide: Springer Science & Business Media.
Publicado
25/10/2018
SILVA, Denys A. B.; MOTTA, Gustavo H. M. B.. DICOMFlowAccess: um modelo de controle de acesso baseado em certificados digitais para prática da telerradiologia. In: WORKSHOP DE GESTÃO DE IDENTIDADES DIGITAIS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS (SBSEG), 18. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 95-98. DOI: https://doi.org/10.5753/sbseg_estendido.2018.4146.