ISoy - Sistema Inteligente para Melhorias na Produtividade e Sustentabilidade em Empresas Beneficiadoras de Sementes de Soja

  • Douglas F. Pereira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Pedro H. Bugatti Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Fabrício M. Lopes Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • André L. S. M. de Souza Belagricola Comércio e Representação de Produtos Agrícolas LTDA
  • Priscila T. M. Saito Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Universidade Estadual de Campinas

Resumo


Este trabalho propõe uma abordagem para o processamento e classificação automática do vigor de sementes de soja. A validação da abordagem foi realizada por meio de avaliação experimental, utilizando conjuntos de dados reais. Com a automatização na análise das sementes é possível um controle mais rápido e preciso, aumentando a competitividade de mercado entre os produtores e beneficiando os consumidores com produtos de maior qualidade e preços mais adequados e específicos, de acordo com a qualidade das sementes. Além disso, consequentemente, podem ser obtidas melhorias relacionadas à sustentabilidade e à produtividade nos processos de plantio, multiplicação e/ou comercialização de sementes de soja com melhor qualidade.
Palavras-chave: sistemas inteligentes, aprendizado de máquina, análise de imagens, agricultura
Publicado
20/05/2019
Como Citar

Selecione um Formato
PEREIRA, Douglas F.; BUGATTI, Pedro H.; LOPES, Fabrício M.; DE SOUZA, André L. S. M.; SAITO, Priscila T. M.. ISoy - Sistema Inteligente para Melhorias na Produtividade e Sustentabilidade em Empresas Beneficiadoras de Sementes de Soja. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 15. , 2019, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 439-446.