Uma Análise dos Ambientes de Ensino de Banco de Dados

  • Juliana Alves Pereira UFLA
  • Antônio Maria Pereira de Resende UFLA

Resumo


Este artigo analisou o estado da arte de software educacionais de Banco de Dados, abrangendo as técnicas de Álgebra Relacional, Modelagem de Entidades e Relacionamentos, e Comandos SQL, visando compreender as vantagens e desvantagens que elas propiciam. A partir dessa análise comparativa criteriosa, propôs-se um modelo de ambiente capturando as vantagens dos ambientes analisados e corrigindo algumas de suas desvantagens. A aplicabilidade deste trabalho apoia-se na utilização deste novo modelo no processo de ensino e aprendizagem de Banco de Dados.
Palavras-chave: Análise, Ambientes de Ensino, Banco de Dados

Referências

Appel, Ana Paula; Traina Jr., Caetano. iDFQL - Uma Ferramenta de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem da Álgebra Relacional Baseado no Construcionismo. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP. São Carlos, SP. 2004 14 p.

Buzin, Paulo F.W. Keglevich. A epistemologia da Ciência da Computação: Desafio do Ensino dessa Ciência. In: Revista de Educação, Ciência & Cultura – Centro Universitário La Salle, Vol. 6, n. 2, Canoas/RS, p.7-33, 2001.

Cândido, Carlos Henrrique. Aprendizagem em Banco de Dados: Implementação de Ferramenta de Modelagem E.R. Universidade Federal de Santa Catarina (UNIVAG) - Pós-Graduação em Banco De Dados. 2005. 44 p.

Ferreira, Janaína Liziane; Arantes, Álisson Rabelo. LEaRning: Uma Ferramenta Didática para Projeto Conceitual de Bancos de Dados. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Brasil. 2005. 6 p.

Peter Pin-Shan Chen. 1976. The entity-relationship model\—toward a unified view of data. ACM Trans. Database Syst. 1, 1 (March 1976), 9-36. DOI=10.1145/320434.320440 http://doi.acm.org/10.1145/320434.320440 apud [Ferreira e Arantes 2005]

Lautert, Larissa R. Implementação de um Simulador de Consultas em Àlgebra Relacional. Trabalho de Graduação. Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Tecnologia. Curso de Ciência da Computação. Santa Maria, RS, Brasil. 2010. 46 p.

Magalhães, Rafael L.; Neto, Michelle M. F. AprenDER: Ferramenta de Apoio à Construção de Diagrama Entidade Relacionamento para Deficientes Visuais. Coordenação de Informática. Instituto Federal Fluminense (IFF). 2007. 10 p.

Mitrovic, Antonija. An Intelligent SQL Tutor on the Web. Intelligent Computer Tutoring Group. Computer Science Department University of Canterbury - New Zealand. International Journal of Artificial Intelligence in Education 13 (2003) 171- 195.

Nunes, Irene Albertina Hugen. Curso de Especialização em Mídias na Educação. Capacitação para docentes da E.E.B. Manoel Cruz - Mídias na Sala de Aula. Universidade Federal do Rio Grande. São Joaquim, SC. 39 p. 2009

Paes, Ederson Luiz. EnsinAR: Ferramenta Didática para o Ensino de Álgebra Relacional. Universidade Federal de Santa Catarina - Centro Tecnológico. Departamento de Informática e Estatística. Florianópolis. 2004. 14 p.

Pahl, Claus; Barrett, Ronan; Kenny, Claire. Supporting Active Database Learning and Training Through Interactive Multimedia. Annual Joint Conference Integrating Technology into Computer Science Education. Leeds, United Kingdom, p. 27-31, 2004.

Sadiq, Shazia; Orlowska Maria; Sadiq, Wasim; LIN Joe. SQLator - An Online SQL Learning Workbench. School of Information Technology and Electrical. Annual Joint Conference Integrating Technology into Computer Science Education. Leeds, United Kingdom, p. 223-227, 2004.

Sancho, J. M. Para uma Tecnologia Educacional. ArtMed, 1998.

Souza, André Luiz. SQL OnLine, Ambiente de Apoio ao Ensino de Banco de Dados. Faculdades Associadas de Uberaba – FAZU. 2004 9 p.

Suraweera, Pramuditha; Mitrovic, Antonija. An Intelligent Tutoring System for Entity Relationship Modelling. Intelligent Computer Tutoring Group Department of Computer Science, University of Canterbury - New Zealand. International Journal of Artificial Intelligence in Education. Volume 14 Issue 3,4, December 2004. 44 p.

Suraweera, Pramuditha; Mitrovic, Antonija. An Intelligent Tutoring System for Entity Relationship Modelling. Intelligent Computer Tutoring Group Department of Computer Science, University of Canterbury - New Zealand. International Journal of Artificial Intelligence in Education. Volume 14 Issue 3,4, December 2004. 44 p.
Publicado
16/05/2012
Como Citar

Selecione um Formato
PEREIRA, Juliana Alves; RESENDE, Antônio Maria Pereira de. Uma Análise dos Ambientes de Ensino de Banco de Dados. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 8. , 2012, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 564-575. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2012.14441.