Personas Alunos e Papéis do Docente no Atendimento da Diversidade de Perfis

  • Plinio Thomaz Aquino Junior FEI

Resumo


Este trabalho apresenta uma técnica de modelagem do perfil do aluno e professor considerando a técnica de personas com a caracterização de personagens representativos de um grupo de alunos, auxiliando a evolução e adaptação de novas técnicas pedagógicas. As personas alunos podem ser estáticas ou dinâmicas, de tal forma, que a coleta de dados sobre os alunos pode ser atualizada por um sistema móvel disponibilizado para os alunos. A técnica foi aplicada em um cenário de reformulação curricular. A atualização curricular motivou a identificação de novos aspectos pedagógicos e a classificação do conhecimento junto ao mercado quando considerada a área de Sistema de Informação por intermédio da modelagem dos perfis.
Palavras-chave: Personas Alunos, Papéis do Docente, Atendimento da Diversidade de Perfis

Referências

Aquino Jr., P.T., Filgueiras, L.V.L. (2005) “User Modeling with Personas”. Conferência Latinoamericana de Interação Humano - Computador, México. Cuernavaca: CLIHC, 2005. p. 277-282.

Aquino Jr., P.T. (2008) “PICaP: Padrões e Personas para Expressão da Diversidade de Usuários no Projeto de Interação”. 229 f. Tese (Doutorado em Engenharia) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Aquino Jr., P.T. (2010) “Papéis do Docente de IHC: do conhecimento ao mercado”. IX Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Sociedade Brasileira de Computação SBC, Porto Alegre – RS, v. 02. p. 79-82.

Cooper, A. (1999) “The inmates are running the asylum: Why high-tech products drive us crazy and how to restore the sanity”. Indianapolis, Ind.: Sams.

Cooper, A. and Reimann, R.M. (2003) “About Face 2.0 The Essentials of Interaction Design”. John Wiley & Sons, 2nd edition.

Cooper, A. and Reimann, R.M. (2003) “About Face 2.0 The Essentials of Interaction Design”. John Wiley & Sons, 2nd edition.

Filgueiras, L.V.L. et al. (2008) “X-Gov Planning: How to Apply Cross Media to Government Services”, ICDS, Proceedings of the Second International Conference on Digital Society, Pages: 140-145, IEEE Computer Society, Washington, DC, USA.

Irick, M.L. (2007) “Managing Tacit Knowledge In Organizations”, Journal of Knowledge Management Practice, Indiana University-Purdue University of Indianapolis, Vol. 8, No. 3.

Masiero, A., Leite, M.G., Filgueiras, L.V.L. and Aquino Jr., P.T. (2011) Multidirectional Knowledge Extraction Process for Creating Behavioral Personas. Proceedings of the 10th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems and the 5th Latin American Conference on Human-Computer Interaction. Porto Alegre - RS: Sociedade Brasileira de Computação. v. 1. p. 91-99.

Nonaka, I. and Takeuchi H. (1995) “The Knowledge-Creating Company”, Oxford University Press.

Oliveira Neto, J.S. and Filgueiras, L.V.L. (2008) “Crossmedia application design: exploring linear and non-linear narrative abilities”, ACM Special Interest Group for Design of Communication, Proceedings of the 26th annual ACM international conference on Design of communication, Lisbon, Portugal, Pages: 225-234.

Pruitt, J. and Adlin, T. (2006) “The Persona Lifecycle : Keeping People in Mind Throughout Product Design”. The Morgan Kaufmann Series in Interactive Technologies. Interactive Technologies.
Publicado
16/05/2012
Como Citar

Selecione um Formato
AQUINO JUNIOR, Plinio Thomaz. Personas Alunos e Papéis do Docente no Atendimento da Diversidade de Perfis. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 8. , 2012, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 576-587. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2012.14442.