Uma proposta de Solução de Mineração de Dados aplicada à Segurança Pública

  • Fernando José Braz IFC
  • Walter Silvestre Coan UNIVILLE
  • Andrei Rosseti UNIVILLE

Resumo


A seguranc ̧a publica tem importância fundamental no planejamento de qualquer cidade. A analise dos dados das ocorrências policiais é fundamental nas políticas de combate ao crime. Este artigo apresenta um sistema de informação desenvolvido sobre as tecnologias de bancos de dados e mineração de dados com o objetivo de permitir o acesso a resumos de dados georeferenciados relacionados com os atendimentos prestados por um batalhao da Polícia Militar. Tambem permite o acesso a modelos de mineração de dados previamente processados sobre a base de dados. Considerando a localização do emitente da consulta, resumos de dados e modelos de mineração são apresentados ao usuario, revelando o conhecimento relativo aquela área espaço-temporal.
Palavras-chave: proposta, Solução de Mineração de Dados, Segurança Pública

Referências

Agrawal, R. and Srikant, R. (1994). Fast algorithms for mining association rules in large databases. In VLDB, pages 487–499.

Alberto Filho, L. (2008). Aplicação de t ecnicas de mineração de dados e textos no apoio a tomada de decisão a em segurança pública. Master’s thesis, Universidade Federal do Para, Belem, Pará

Braz, L., Ferreira, R., Dermeval, D., Veras, D., Lima, M. e Tiengo, W. (2009). Aplicado mineração de dados para apoiar a tomada de decisão em segurança pública estado de Alagoas. Em Workshop sobre Computação Aplicada em Governo Eletrônico ,Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil. SBC Sociedade Brasileira de Computação.

Furtado, V. (2002). Tecnologia e gestao da informação na segurança pública . Garamond.

Junior, C. and de Lima Dantas, G. (2012). A descoberta e a analise de vínculos na complexidade da investigação criminal moderna. Disponivel em <http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/13124-13125-1-PB.pdf>. Acesso em março de 2012.

SILVA, E. R. G. and ROVER, A. J. (2011). O processo de descoberta do conhecimento como suporte a análise criminal: minerando dados da segurança pública de santa catarina. In International Conference on Information Systems and Technology Manage-ment, Sao Paulo,São Paulo,Brazil. Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional.
Publicado
16/05/2012
Como Citar

Selecione um Formato
BRAZ, Fernando José; COAN, Walter Silvestre ; ROSSETI, Andrei. Uma proposta de Solução de Mineração de Dados aplicada à Segurança Pública. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 8. , 2012, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 726-731. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2012.14455.