Empregando modelo de interação na representação de padrões de usabilidade
Resumo
Padrões de projeto (design patterns) estão cada vez mais difundidos em desenvolvimento de software desde a proposta de um catálogo de soluções reutilizáveis em software orientado a objetos, conhecidos como padrões GoF [Gamma et al. 1995]. Padrões têm sido aplicados no processo de software e no design de interfaces de usuário com bastante sucesso. Uma das razões da popularidade dos padrões é a possibilidade de representar de forma sistemática o conhecimento tácito obtido da experiência dos envolvidos na construção do software. No entanto, ao contrário dos padrões GoF, os padrões para sistemas com Interfaces de Usuário Gráfica (GUI) e Web (WUI) são representados de uma forma que não possibilita uma visualização deles com diagramas que modelam e especificam a interação usuário-sistema de forma que se possa realizar análises de usabilidade e do impacto na arquitetura de software. Neste artigo, mostramos como padrões de design de interação podem ser representados na linguagem de modelagem de interação ALaDIM e discutimos os benefícios que esta integração pode proporcionar aos profissionais de engenharia de software e IHC envolvidos.
Palavras-chave:
modelo, interação, padrões, usabilidade
Referências
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Publicado
23/05/2011
Como Citar
COSTA NETO, Macilon Araújo; LEITE, Jair Cavalcanti.
Empregando modelo de interação na representação de padrões de usabilidade. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 7. , 2011, Salvador.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2011
.
p. 286-297.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2011.14584.