Garimpando Fraudadores: O Uso da Mineração de Dados na Descoberta de Padrões de Consumidores que Causam Perdas Comerciais em uma Concessionária de Energia Elétrica

  • Manoel de Mendonça Neto UFBA
  • Ricardo Vieira LSITECNE
  • Izabel Andion LSITECNE
  • Janaina Ma LSITECNE
  • Paulo Nascimento LSITECNE
  • Pedro Dantas Consulte Energia
  • Mônica Silveira Consulte Energia
  • Alfredo Brito COELBA

Resumo


O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia apoiada por um protótipo de software que auxilie os analistas da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) em seu processo de qualificação de consumidores para inspeção, aumentando o seu percentual de acerto na identificação de perdas comerciais. A pesquisa envolveu a aplicação de técnicas de mineração de dados para identificação de padrões de comportamento dos clientes que causam perdas comerciais à concessionária, analisando atributos referentes ao consumo e à inadimplência dos consumidores.

Palavras-chave: Mineração de Dados, Padrões de Consumidores, Perdas Comerciais

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Publicado
16/06/2010
DE MENDONÇA NETO, Manoel; VIEIRA, Ricardo; ANDION, Izabel; MA, Janaina; NASCIMENTO, Paulo; DANTAS, Pedro; SILVEIRA, Mônica; BRITO, Alfredo. Garimpando Fraudadores: O Uso da Mineração de Dados na Descoberta de Padrões de Consumidores que Causam Perdas Comerciais em uma Concessionária de Energia Elétrica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 6. , 2010, Marabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 154-165. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2010.14709.