E-FLOW PROJECT: Integração da Engenharia de Requisitos de Software com Business Process Management

  • Eduardo F. Jorge IRTBA
  • Marcus Vinícius A. Silva IRTBA
  • Saulo Almeida UCSAL
  • Taluna Mendes UCSAL

Resumo


A automatização dos processos é uma solução utilizada por muitas organizações com o objetivo de reduzir custos e contribuir na garantia qualidade em seus produtos e serviços. Entretanto, as que atuam com desenvolvimento de software muitas vezes deparam-se com a dificuldade de gerar, ao final do processo de desenvolvimento, um produto que atenda plenamente às necessidades de seus usuários e clientes. Diante dessa realidade, este trabalho tem como objetivo propor um ambiente para engenharia de requisitos integrado à gerência de processos de negócios, para projetos de pequeno porte. O ambiente proposto, denominado E-flow Project, é composto por um processo para engenharia de requisitos baseado no Rational Unified Process (RUP) e uma ferramenta para automatizar e gerenciar esse processo.
Palavras-chave: E-FLOW PROJECT, Integração, Engenharia de Requisito, Business Process Management

Referências

COSTA, Victor Franco. E-flow: uma solução de workflow para integração da gestão de processos com a documentação da qualidade usando xml. 2004. 75 f. Monografia (Bacharel em Informática) - Curso de bacharelado em Informática, Universidade Católica do Salvador.

HEUMANN, Jim. The Five Levels of Requirements Management Maturity. Rational Edge. 2003. Disponível em: http://www128.ibm.com/developerworks/rational/library/content/RationalEdge/feb03/ManagementMaturity_TheRationalEdge_Feb2003.pdf. Acesso em: 22 dez. 2005.

MANZONI, Lisandra Vielmo. Uso de Sistema de Gerência de Workflow para Apoiar o Desenvolvimento de Software Baseado no Processo Unificado Rational Estendido para Alcançar Níveis 2 e 3 do Modelo de Maturidade. 2001. Dissertação (Mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Computação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

PAULA FILHO, Wilson de Pádua. Engenharia de Software: Fundamentos, Métodos e Padrões. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software. 5. ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2002. 843 p.

REIS, Rodrigo Quites; et al. Automação no Gerenciamento do Processo de Engenharia de Software. [artigo científico]. Disponível em: http://www.ulbra-to.br/ensino/43020/artigos/anais2002/EIN2002/ProcessoEngenhariaSoftware.pdf. Acesso em: 27 abr. 2006.
Publicado
08/11/2006
Como Citar

Selecione um Formato
JORGE, Eduardo F.; SILVA, Marcus Vinícius A.; ALMEIDA, Saulo; MENDES, Taluna. E-FLOW PROJECT: Integração da Engenharia de Requisitos de Software com Business Process Management. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 3. , 2006, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2006 . p. 66-73. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2006.14728.