Análise epistemológica dos sistemas de informação gerenciais

  • Anderson Ravanello
  • Felipe Belão Iubel

Resumo


Este trabalho analisa o conceito dos sistemas de informação gerenciais, amplamente utilizados nas organizações, do ponto de vista da docência da disciplina homônima e da experiência profissional e científica dos autores, contemplando o panorama histórico da sua concepção, as variáveis macro econômicas que estimularam seu crescimento e a literatura mais comumente usada na docência. Assim, são encontradas divergências entre as necessidades corporativas, o objetivo primário dos sistemas de informação e a forma através dos quais os mesmos são ensinados nas cadeiras da academia. Ao final, são propostas aproximações teóricas entre as necessidades organizacionais e a forma de estudo. Também são apresentadas sugestões para possíveis pesquisas na área, a fim de se esclarecer questionamentos que permanecem sobre os sistemas de informação e suas definições e origens epistemológicas.
Palavras-chave: Sistemas de Informação Gerenciais, Ferramentas Computacionais, Epistemologia

Referências

DESCARTES, René. (1973) Discurso do método: Meditações ; Objeções e respostas ; As paixões da Alma ; Cartas. São Paulo: Abril Cultural.

HELD, David; MCGREW, Anthony. Prós e contras da globalização. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

LAUDON, Kenneth; LAUDON, Joan. (2004) Management Information Systems: Business and the Internet. MA: Prentice Hall.

MANKIW, N. Gregory. Introdução à economia: princípios de micro e macroeconomia. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

MOTA, Fernando C. P., BRESSER-PEREIRA, Luiz C. (2003) Introdução à Organização Burocrática. São Paulo: Thomson Learning.

O ́BRIAN, James P. (2003) Management Information Systems: Managing Information Technology in the E-Business Enterprise. Texas: Mcgraw-Hill.

ROSSETTI, José P. Introdução à economia. São Paulo: Atlas, 2002. 922 p.
Publicado
08/11/2006
Como Citar

Selecione um Formato
RAVANELLO, Anderson; IUBEL, Felipe Belão. Análise epistemológica dos sistemas de informação gerenciais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 3. , 2006, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2006 . p. 157-166. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2006.14739.