A implantação do sistema ERP e a utilização das novas: Estudo de caso em uma empresa multinacional

  • Lindomar Subtil de Oliveira UTFPR
  • Luiz Olívio Bortolli UTFPR
  • Kazuo Hatakeyama UTFPR

Resumo


A implementação de sistema ERP (Enterprise Resource Planning) ainda é motivo de muitos estudos, principalmente relacionado aos aspectos críticos e fatores limitadores do processo. No cenário atual, deve-se ressaltar o surgimento e a importância da utilização de outras tecnologias que passaram a incorporar o ERP e dar suporte aos gestores nas decisões de negócio. Este artigo apresenta um estudo de caso realizado em uma empresa multinacional, onde são abordadas a organização da área de TI (Tecnologia da Informação) e as principais tecnologias utilizadas. Inclui também as informações sobre a implementação do sistema ERP, enfatizando as mudanças que ocorreram, os obstáculos enfrentados e as melhorias trazidas na organização.
Palavras-chave: Implantação, Sistema ERP, Novas Tecnologias, Estudo de Caso

Referências

AROZO, R. (2003). Softwares de Supply Chain Managemet: definições, principais funcionalidades e implantação por empresas brasileiras. In: FIGUEIREDO, K.F.;

BARBIERI, C. (2001). BI-Business Intelligence: Modelagem e Tecnologia. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil.

CAVALCANTI, M. (coord.). (2001). Gestão Estratégica de Negócios: Evolução, cenários, diagnóstico e ação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

CORRÊA, H.L.; GIANESI, I.G.N.; CAON, M. (2001). Planejamento Programação e Controle da Produção. 4a.ed. São Paulo: Atlas.

GRAEML, A. R. (2004). O impacto da utilização da Internet e outras tecnologias da informação sobre o setor industrial: Uma análise de empresas de manufatura do Estado de São Paulo. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Administração, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo.

HAMMER, M. (2002). Guarda-Chuva - As ferramentas de melhoria do desempenho operacional têm de atender a um objetivo: o gerenciamento de processos. Isso evita a dispersão de recursos e a rivalidade entre departamentos. Revista HSM Management, São Paulo, v.36. n.34, p.81-85, set/out.

PADOVEZE, C. L. (2003). Controladoria Estratégica e Operacional. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

SCHMITT, C. A. (2004). Sistemas Integrados de Gestão Empresarial: Uma contribuição no estudo do comportamento organizacional e dos usuários na implantação de sistemas ERP. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) - UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

TURBAM, E.; MCLEAN, E.; WETHERBE, J. (2002). Information Technology for management: Transforming business in the digital economy. 3th. ed. New York: John Wiley & Sons.Inc.

YIN, R. K. (2001). Estudo de caso: Planejamento e Métodos. 2ed. Trad. Daniel Grassi. Porto Alegre: Bookman.
Publicado
08/11/2006
Como Citar

Selecione um Formato
DE OLIVEIRA, Lindomar Subtil; BORTOLLI, Luiz Olívio; HATAKEYAMA, Kazuo. A implantação do sistema ERP e a utilização das novas: Estudo de caso em uma empresa multinacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 3. , 2006, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2006 . p. 183-190. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2006.14742.