Gestão de Projetos de Pesquisa via Web: o caso de uma Instituição de Ensino Superior

  • Elisa Huzita UEM
  • Tania Tait UEM
  • José Luiz Gomes UEM
  • Maria Dias UEM

Resumo


Este artigo apresenta o Sistema de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa (SGP) que tem por objetivo controlar os projetos de pesquisa e prover informações para tomada de decisão sobre os recursos financeiros e participantes em projetos de pesquisa. Em seu desenvolvimento foram utilizas avançadas técnicas dentro do contexto de software livre e de transparência de informação. Este sistema contribui para apoiar as tomadas de decisão em nível gerencial e também nas atividades em nível administrativo. É possível ter acesso a informações sobre pesquisas desenvolvidas na instituição e contribui para estabelecer parcerias com a indústria e comércio.
Palavras-chave: Gestão de Projetos, Pesquisa via Web, IES

Referências

BAUER, C.; KING, G. (2005) Hibernate in action. Manning Publications Co.

CLELAND D. I.; IRELAND L. R. (2002) Gerência de Projetos. 2.ed. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores. 324 p.

JACOBSON, I.; BOOCH, G.; RUMBAUGH, J. (1999) The Unified Software Development Process, Addison Wesley.

LAUDON, K; LAUDON, J. (2004) Sistemas de Informações Gerenciais – administrando a empresa digital. Tradução: Arlete S. Marques. São Paulo: Prentice Hall.

PMIa. (2004) Conjunto de Conhecimentos em GP, 3.ed., Pennsylvania: Project Management Institute Publications, 388 p.

PRESSMAN, R. S.(2001) Software Engineering: A Practtioner ́s Approach. 5. ed. New York: McGraw-Hill, 860 p.

TAIT, T. F. C. et al. Um Modelo de Arquitetura de Sistemas de Informação para o Setor Público: Estudo em Empresas Estatais Prestadoras de Serviços de Informática. (2000). 263 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina.

WALLS, C.; BRENDEINBACH, R. (2005) Spring in action. Manning Publications Co.
Publicado
08/11/2006
Como Citar

Selecione um Formato
HUZITA, Elisa; TAIT, Tania; GOMES, José Luiz; DIAS, Maria. Gestão de Projetos de Pesquisa via Web: o caso de uma Instituição de Ensino Superior. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 3. , 2006, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2006 . p. 198-206. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2006.14744.