O Modelo Delta como opção de posicionamento estratégico para empresas de TI
Resumo
O Modelo Delta de posicionamento estratégico apresenta 3 núcleos básicos de opções estratégicas que podem ser aplicados na gestão de organizações de TI, são eles: system lock-in, melhor produto e solução para o cliente. Através da aplicação destas estratégias foi feita uma análise com base na categoria e segmento de serviços de TI definidos em IDG Brasil (2006) e foi concluído que as organizações estudadas encontram-se entre as posições estratégicas de melhor produto e solução para o cliente. Em contrapartida, a estratégia de system lock-in, que se caracteriza por dependência tecnológica, não foi comumente encontrada dentro do universo dos segmentos avaliados.
Palavras-chave:
Modelo Delta, Posicionamento Estratégico, Empresas de TI
Referências
CLEMENTI, Sérgio; SORTICA, Eduardo Almansa; CARVALHO, Tereza Cristina M. B. Governança de TI: uma empresa virtual analisada sob a ótica do COBIT e do ITIL. EPUSP/LARC, São Paulo (SP), 2004.
FINE, C. H.. Quality control and learning in productive systems. Unpublished doctoral dissertation, Stanford University, Graduate School of Business, 1983.
HAX, Arnold; MAJLUF, N.S. The Strategy Concept and Process – A Pragmatic Approach. Prentice hall: New Jersey, 1996.
HAX, Arnold; WILDE II, Dean L. The delta project: discovering new sources of profitability in networked economy. Palgrave: New york, 2001.
IDG Brasil. 100 Maiores TI & Telecom. Computerworld: São Paulo, 2006.
MINTZBERG, H., & QUINN, J. B. The strategy process: concepts, contexts, cases. New Jersey: Prentice Hall, 1996.
PORTER, Michael. Estratégia Competitiva – Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência. Editora Campus: Rio de Janeiro, 1980.
FINE, C. H.. Quality control and learning in productive systems. Unpublished doctoral dissertation, Stanford University, Graduate School of Business, 1983.
HAX, Arnold; MAJLUF, N.S. The Strategy Concept and Process – A Pragmatic Approach. Prentice hall: New Jersey, 1996.
HAX, Arnold; WILDE II, Dean L. The delta project: discovering new sources of profitability in networked economy. Palgrave: New york, 2001.
IDG Brasil. 100 Maiores TI & Telecom. Computerworld: São Paulo, 2006.
MINTZBERG, H., & QUINN, J. B. The strategy process: concepts, contexts, cases. New Jersey: Prentice Hall, 1996.
PORTER, Michael. Estratégia Competitiva – Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência. Editora Campus: Rio de Janeiro, 1980.
Publicado
08/11/2006
Como Citar
SORTICA, Eduardo Almansa; CERAGIOLI, Fernando.
O Modelo Delta como opção de posicionamento estratégico para empresas de TI. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 3. , 2006, Curitiba.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2006
.
p. 248-255.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2006.14750.