A indústria Farmacêutica no Brasil e o uso da TI como instrumento de decisões
Resumo
O trabalho busca analisar o uso da tecnologia da informação como elemento de decisões estratégicas e táticas pela indústria farmacêutica. Para encontrar estas respostas, definiu-se como principal objetivo estudar a questão da rastreabilidade e seu uso como elemento gerador de informações úteis para decisões gerenciais. Observa-se o fluxo do produto pela supply chain e pesquisa-se nos agentes os formatos e procedimentos utilizados para que a informação seja gerada e os clusters montados e analisados. O trabalho apresenta dois levantamentos: o teórico, com base na bibliografia existente sobre o assunto, e o prático, que se baseia em dados levantados em pesquisa exploratória. Ambos são confrontados na conclusão, permitindo a identificação da forma como o setor utiliza a informação da cadeia de suprimentos para aperfeiçoar o seu negócio.
Palavras-chave:
Indústria Farmacêutica, TI, Tomada de Decisões
Referências
EPSTEIN, I. Cibernética e Comunicação, São Paulo: Cultrix, 1960.
FALK, James A. Caminho livre para crescer. In: Lucratividade pela Inovação : como eliminar ineficiências nos seus negócios e na cadeia de valor / Microsoft – Rio de Janeiro : Elsevier. São Paulo: Microsoft Brasil, 2005.
GRAEML, Alexandre R. Sistemas de informação: o alinhamento da estratégia de TI com a estratégia corporativa. São Paulo: Atlas, 2000.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio / trad. Bazan Tecnologia e Lingüística. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
LEITE, Jacy Corrêa. Decisões de investimentos em tecnologia da informação. In: Tecnologia da informação / Alberto Luiz Albertin, Rosa Maria de Moura (orgs.). São Paulo: Atlas, 2004.
McKENNA, Regis, Tiempo Real, Cómo prepararse para la era del cliente nunca satisfecho / trad. Emilia Ghelfi. Buenos Aires: Temas Grupo Editorial, 1998.
MINTZBERG, Henry e QUINN, James Bryan. The strategic process – concepts, contexts, cases. Upper Saddle River: Prentice Hall Inc. 1996.
PORTER, Michael E. From competitive advantage to corporate strategy. Harvard Business Review, May-June 1987.
IGNIZIO, James. Introduction to expert systems: The development and implementation of rule-based expert systems. Burr Ridge: MacGraw Hill Higher Education, 1991.
LEVY, Clayton. Inovação gerada no campus. Jornal da Unicamp – número 193, Universidade Estadual de Campinas. 2002.
REZENDE, Denis Alcides, ABREU, Aline França de. Tecnologia da Informação aplicada a sistemas de informação empresariais : o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
FALK, James A. Caminho livre para crescer. In: Lucratividade pela Inovação : como eliminar ineficiências nos seus negócios e na cadeia de valor / Microsoft – Rio de Janeiro : Elsevier. São Paulo: Microsoft Brasil, 2005.
GRAEML, Alexandre R. Sistemas de informação: o alinhamento da estratégia de TI com a estratégia corporativa. São Paulo: Atlas, 2000.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio / trad. Bazan Tecnologia e Lingüística. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
LEITE, Jacy Corrêa. Decisões de investimentos em tecnologia da informação. In: Tecnologia da informação / Alberto Luiz Albertin, Rosa Maria de Moura (orgs.). São Paulo: Atlas, 2004.
McKENNA, Regis, Tiempo Real, Cómo prepararse para la era del cliente nunca satisfecho / trad. Emilia Ghelfi. Buenos Aires: Temas Grupo Editorial, 1998.
MINTZBERG, Henry e QUINN, James Bryan. The strategic process – concepts, contexts, cases. Upper Saddle River: Prentice Hall Inc. 1996.
PORTER, Michael E. From competitive advantage to corporate strategy. Harvard Business Review, May-June 1987.
IGNIZIO, James. Introduction to expert systems: The development and implementation of rule-based expert systems. Burr Ridge: MacGraw Hill Higher Education, 1991.
LEVY, Clayton. Inovação gerada no campus. Jornal da Unicamp – número 193, Universidade Estadual de Campinas. 2002.
REZENDE, Denis Alcides, ABREU, Aline França de. Tecnologia da Informação aplicada a sistemas de informação empresariais : o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
Publicado
08/11/2006
Como Citar
STROZZI, Vitor Hugo.
A indústria Farmacêutica no Brasil e o uso da TI como instrumento de decisões. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 3. , 2006, Curitiba.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2006
.
p. 256-265.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2006.14751.