ESTRELA: Uma proposta de modelo de processo para desenvolvimento de comércio eletrônico

  • Márcia Rodrigues Rabello UPF
  • Lis Ângela De Bortoli UPF

Resumo


Atualmente, o desenvolvimento de software de comércio eletrônico, está cada vez mais em evidência. Contudo, muitos desenvolvedores não utilizam modelos, padrões e processos para o desenvolvimento, um dos aspectos importantes no sucesso do projeto e na qualidade do produto final. Embora existam outros modelos de construção de software, todos foram apresentando problemas no resultado final, demonstrando-se inadequados ao desenvolvimento de comércio eletrônico. A partir desta motivação o presente artigo tem por objetivo apresentar a idealização do modelo ESTRELA, o qual orienta o processo de desenvolvimento de e-commerce através da união de diversas práticas tradicionais, ágeis e de gerenciamento de projetos.
Palavras-chave: Engenharia de software, Comércio eletrônico, Processo de desenvolvimento de software, Métodos ágeis, ESTRELA.

Referências

MEDEIROS, ERNANI. Desenvolvendo Software com UML 2.0. São Paulo: Makron Books, 2004.

PMI, “PMBOK Project Management Body of Knowledge”, 2000. Disponível em: http://www.pmi.org . Acesso em: 28 nov 2004.

PRESSMAN, Roger S., Engenharia de software. Rio de Janeiro: McGraw-Hill Interamericana do Brasil, 2002.

SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. São Paulo : Addison-Wesley, 2003.

SANTANDER, Victor F.A.; Cabral, Márcia Seabra; CASTRO, Jaelson F. B.; BUENO, Márcio A. S. Estudo de Princípios de Qualidade em Aplicações WEB. Universidade Federal de Pernambuco, 2000.
Publicado
26/10/2005
Como Citar

Selecione um Formato
RABELLO, Márcia Rodrigues; DE BORTOLI, Lis Ângela. ESTRELA: Uma proposta de modelo de processo para desenvolvimento de comércio eletrônico. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 2. , 2005, Florianópolis. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2005 . p. 256-263. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2005.14992.