Uma Análise dos aspectos colaborativos das ferramentas de suporte à Programação em Pares: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

  • João Lima Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Bruno Seixas Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marcelo Paolillo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Avanilde Kemczinski Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo



Este artigo realizou um mapeamento sistemático da literatura, observando os aspectos colaborativos das ferramentas de Apoio à Programação em Pareamento (PP). Ele analisou os recursos dessas ferramentas em relação ao suporte do processo de PP, também verificou as métricas utilizadas pelos estudos para avaliar essas ferramentas. Do ponto de vista humano, analisou como a formação do par se relaciona com os aspectos de progresso, desempenho e satisfação dos pares na aplicação da PP. Para realizar o mapeamento sistemático, foi utilizado o modelo proposto por Pettersen. Após a aplicação do mapeamento identificamos as ferramentas mais avaliadas pelos estudos e os recursos disponíveis, identificamos lacunas quanto ao feedback ao par e ao mediador do processo de PP.
Palavras-chave: colaboração, cscl, feedback, programação em par, Mapeamento sistemático, Ferramentas
Publicado
30/11/2018
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA, João; SEIXAS, Bruno; PAOLILLO, Marcelo; KEMCZINSKI, Avanilde. Uma Análise dos aspectos colaborativos das ferramentas de suporte à Programação em Pares: Um Mapeamento Sistemático da Literatura . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 14. , 2018, Caxias do Sul. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 8-15.