Um Método para Apoiar a Identificação de Interesses entre Participantes de Ecossistemas de Startups

  • Rafael E.L.Escalfoni CEFET-RJ
  • Tiago C. França DECOMP - UFRRJ
  • Marcelo A. S. Irineu CEFET-RJ
  • Adriana S. Vivacqua PPGI - UFRJ
  • Jonice Oliveira PPGI - UFRJ

Resumo



O ecossistema de Startups é um ambiente criativo que visa promover o empreendedorismo e o nascimento de negócios inovadores. Nesta complexa rede social, as atividades derivam da relação de interdependência e coevolução entre atores com diferentes propósitos, que compartilham recursos para atingir objetivos comuns. A dinâmica deste ambiente requer a compreensão dos interesses e capacidades de cada participante como forma de identificar convergências e possíveis parcerias que possam ajudar no desenvolvimento de novos negócios. Este artigo apresenta um método para auxiliar na identificação de interesses e vocações a partir de relações extraídas de interações em ferramentas de redes sociais em ecossistemas de startups.
Palavras-chave: Análise de Redes Sociais, Ecossistema de Startup, redes de negócios, recuperação de informação
Publicado
30/11/2018
Como Citar

Selecione um Formato
E.L.ESCALFONI, Rafael; C. FRANÇA, Tiago; A. S. IRINEU, Marcelo; S. VIVACQUA, Adriana; OLIVEIRA, Jonice. Um Método para Apoiar a Identificação de Interesses entre Participantes de Ecossistemas de Startups . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 14. , 2018, Caxias do Sul. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 39-46.