Uma abordagem linguística para sistemas de Perguntas e Respostas Curtas

  • Danis Andrei de Araujo Software CWI, Pesquisa e Inovação
  • Alencar Rodrigo Hentges Unisinos, PPGCA
  • Sandro Rigo Unisinos, PPGCA

Resumo



Os agentes de conversação para interação de linguagem natural, em geral, enfrentam alguns desafios no fornecimento de conteúdo para suportar as respostas solicitadas pelos usuários. Normalmente, o conteúdo das respostas é definido manualmente, o que não é uma solução adequada. Este trabalho apresenta uma abordagem para permitir que esses sistemas usem automaticamente os conceitos e relacionamentos armazenados em Bases de Conhecimento. A principal contribuição da nossa abordagem é a generalização do sistema, que pode responder a perguntas relacionadas a múltiplos domínios. Isso é realizado com base em informações lingüísticas como suporte às atividades de compreensão da linguagem natural. Os resultados obtidos na classificação dos tipos de questões e na identificação de complementos nominais são apresentados e indicam resultados promissores.
Palavras-chave: Chatbots, Agentes de Conversação, Processamento de Linguagem Natural, Ontologia, Sistema de Perguntas e Respostas
Publicado
30/11/2018
Como Citar

Selecione um Formato
ANDREI DE ARAUJO, Danis; HENTGES, Alencar Rodrigo; RIGO, Sandro. Uma abordagem linguística para sistemas de Perguntas e Respostas Curtas . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 14. , 2018, Caxias do Sul. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 183-190.