SCBAM-B: Um método de avaliação baseado em C2M para identificar a maturidade da comunicação no desenvolvimento de software distribuído

  • Nelson G. de Sá Leitão Júnior Universidade Federal de Pernambuco
  • Ivadir H. de Farias Júnior Universidade Federal de Pernambuco
  • Felipe S. Furtado Soares Universidade Federal de Pernambuco
  • Hermano P. de M Moura Universidade Federal de Pernambuco

Resumo



Contexto: Um dos principais desafios no Desenvolvimento de Software Distribuído (DSD) é se comunicar de maneira correta e rápida, pois fatores como a distância física e a falta de contato face-a-face podem dificultar esse processo. Neste contexto, o Modelo de Maturidade da Comunicação (C2M) foi proposto como uma opção para apoiar a melhoria da comunicação na DSD. Mas esse modelo de maturidade não pôde ser efetivamente utilizado nas organizações, devido à ausência de um método de avaliação específico baseado no C2M. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo apresentar o Método de Avaliação Baseado em C2M Padrão (SCBAM) em sua dimensão básica, o Método de Avaliação Baseada no Padrão Básico C2M (SCBAM-B). Um método de avaliação para determinar o nível de maturidade da comunicação nas organizações DSD, com base no modelo C2M. Método: O SCBAM-B foi desenvolvido de acordo com uma metodologia que incluiu uma revisão da literatura sobre DSD, modelos de maturidade e capacidade, métodos de avaliação, desenvolvimento de uma ferramenta de software e avaliação com especialistas. Resultados: O SCBAM-B foi percebido pelos especialistas como uma abordagem relevante para avaliar o nível de comunicação nas organizações e propor um caminho para melhorias. Conclusões: Por ser leve e capaz de automação, o SCBAM-B tem o potencial de auxiliar na melhoria da comunicação nas organizações DSD, à luz do modelo C2M.
Palavras-chave: Métodos de avaliação, Desenvolvimento de Software Distribuído, Modelos de maturidade
Publicado
30/11/2018
Como Citar

Selecione um Formato
JÚNIOR, Nelson G. de Sá Leitão; JÚNIOR, Ivadir H. de Farias; SOARES, Felipe S. Furtado; MOURA, Hermano P. de M. SCBAM-B: Um método de avaliação baseado em C2M para identificar a maturidade da comunicação no desenvolvimento de software distribuído . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 14. , 2018, Caxias do Sul. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 384-391.