ColMiner: uma ferramenta de apoio ao gerenciamento das comunicações em um ambiente de issue tracking

  • Luiz Eugênio Coelho Neto Universidade Federal de Viçosa
  • Gláucia Braga e Silva Universidade Federal de Viçosa

Resumo



A comunicação é um dos pilares do trabalho colaborativo e tem sido abordada na literatura como um dos fatores críticos que impactam os resultados de um projeto de software. No entanto, há uma falta de ferramentas computacionais para suportar a análise de comunicação. Este artigo apresenta o ColMiner, uma ferramenta capaz de medir a qualidade da comunicação em um ambiente de rastreamento de problemas através do cálculo da relevância dos comentários da questão para o tema principal da discussão (relevância temática). Sua finalidade é identificar falhas no processo de comunicação. A abordagem da análise de comunicação utiliza algumas técnicas de mineração de texto baseadas no uso de gráficos para representar o conteúdo textual dos comentários. Para validar a abordagem, as relevâncias calculadas pelo ColMiner são comparadas com aquelas definidas manualmente por alguns desenvolvedores. Por fim, o trabalho apresenta as principais funcionalidades do ColMiner, destacando o suporte ao gerenciamento de comunicações em projetos de software e discutindo algumas ameaças à validade.
Palavras-chave: Relevância temática, falhas de comunicação, gerenciamento de comunicação, rastreamento de problemas, desenvolvimento de software, mineração de texto
Publicado
30/11/2018
Como Citar

Selecione um Formato
NETO, Luiz Eugênio Coelho; SILVA, Gláucia Braga e. ColMiner: uma ferramenta de apoio ao gerenciamento das comunicações em um ambiente de issue tracking . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 14. , 2018, Caxias do Sul. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 392-399.