Uma Proposta para uma Estrutura para a Governança de TIC visando Cidades Inteligentes com foco em Arquitetura Empresarial

  • Sergio Akio Tanaka Universidade Estadual de Campinas
  • Rodolfo Miranda de Barros Universidade Estadual de Londrina
  • Leonardo de Souza Mendes Universidade Estadual de Campinas

Resumo



Este artigo apresenta uma proposta de um framework para a governança da Tecnologia da Informação e Comunicação visando cidades inteligentes com foco na arquitetura empresarial. Um estudo de caso na área da educação foi escolhido para apresentar uma visão da modelagem na linguagem média. Cinco metodologias de implementação de arquitetura corporativa foram revisadas. Onze eixos foram reconhecidos e comparados com outras metodologias para avaliar o nível de maturidade da governança da cidade. Isso levou a um questionário de avaliação diagnóstica para identificar o nível de maturidade nos conselhos municipais. Esse método gerou a pontuação de cada eixo, o que permitiu a visualização do modelo de maturidade da governança do conselho. Os resultados mostraram que as organizações diagnosticadas em relação aos onze eixos definidos estão entre 11,43% e 58,22%, com o objetivo de atingir 100% para uma taxa de alto desempenho em relação à arquitetura empresarial.
Palavras-chave: Modelo de maturidade, arquitetura corporativa, estrutura, cidades inteligentes
Publicado
30/11/2018
Como Citar

Selecione um Formato
TANAKA, Sergio Akio; BARROS, Rodolfo Miranda de; MENDES, Leonardo de Souza. Uma Proposta para uma Estrutura para a Governança de TIC visando Cidades Inteligentes com foco em Arquitetura Empresarial . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 14. , 2018, Caxias do Sul. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 408-415.