Conversão de Modelo Orientado a Objetivos para Problema de Planejamento Automatizado Utilizando Redes de Tarefas Hierárquicas

  • Allisson M. R. Barros Universidade de Brasília
  • Vanessa T. Nunes Universidade de Brasília
  • Célia G. Ralha Universidade de Brasília

Resumo



A especificação de sistemas que aderem aos objetivos das partes interessadas é um tópico de grande interesse de pesquisa. Esse cenário torna-se ainda mais desafiador quando se espera que os sistemas sejam capazes de se adaptar de maneira oportuna às situações por eles vivenciadas, de modo a promover a adesão às expectativas organizacionais e individuais. Nesse sentido, este trabalho trabalha com modelagem orientada a objetivos para promover a compreensão e a análise de requisitos com foco nos interesses dos agentes. Durante o projeto de sistemas, defendemos o uso de planejamento automatizado para suportar a seleção de requisitos ou para suportar a adaptação de suas funcionalidades em tempo de execução. Como primeiro passo, este artigo fornece um conversor de modelo automático orientado por objetivos (modelo Tropos) usando regras RGM (Runtime Goal Model) para adaptação em tempo real a um modelo de planejamento baseado em rede de tarefas hierárquicas. O conversor foi testado usando três exemplos genéricos e um cenário real de uma aplicação móvel para o transporte público. O conversor foi promissor e aderente à representação da realidade.
Palavras-chave: Análise de Requisitos, Modelo de Meta de Tempo de Execução, Adaptação do Sistema, Tropos
Publicado
30/11/2018
Como Citar

Selecione um Formato
BARROS, Allisson M. R.; NUNES, Vanessa T.; RALHA, Célia G.. Conversão de Modelo Orientado a Objetivos para Problema de Planejamento Automatizado Utilizando Redes de Tarefas Hierárquicas . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 14. , 2018, Caxias do Sul. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 424-432.