Uma avaliação empírica de uma interface mobile persuasiva: um estudo de caso no projeto Sapiens

  • Vanessa M. Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande
  • Fernanda P. Mota Universidade Federal do Rio Grande
  • Alessandro de L. Bicho Universidade Federal do Rio Grande
  • Marcelo R. Pias Universidade Federal do Rio Grande
  • Luciano M. Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande
  • Silvia S. da C. Botelho Universidade Federal do Rio Grande

Resumo



O uso da tecnologia de smartphones é agora onipresente, pois eles se tornam parte do dia-a-dia das pessoas. Aplicativos móveis foram explorados em vários casos de uso, incluindo medicina, educação e entretenimento - para citar alguns. Um número crescente de interfaces móveis agora é projetado para ser persuasivo em relação ao Modelo de Comportamento Fogg (FBM). Este trabalho realizou uma pesquisa de usuários estruturada para avaliar a eficácia de uma interface persuasiva em um ambiente de energia para smartphones. O aplicativo para celular traz a conscientização sobre o consumo de energia e ajuda a envolver os usuários com as boas práticas de redução de custos de eletricidade. Neste estudo foi possível avaliar o nível de comunicação obtido entre interface e usuários da tecnologia persuasiva, sendo possível verificar itens a serem otimizados no design da interface.
Palavras-chave: Modelo de comportamento de Fogg, Avaliação de Interface, Design persuasivo, Tecnologias persuasivas, Consumo de energia
Publicado
30/11/2018
Como Citar

Selecione um Formato
RIBEIRO, Vanessa M.; MOTA, Fernanda P.; BICHO, Alessandro de L.; PIAS, Marcelo R. ; RIBEIRO, Luciano M.; BOTELHO, Silvia S. da C.. Uma avaliação empírica de uma interface mobile persuasiva: um estudo de caso no projeto Sapiens . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 14. , 2018, Caxias do Sul. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 496-503.