Estudo Comparativo entre Ferramentas baseadas em Conhecimento para a Gestão da Inovação

  • Carine Webber Universidade de Caxias do Sul
  • Tiago da Silveira Universidade de Caxias do Sul

Resumo


A capacidade de inovar é um fator de diferenciação estratégica em contextos de acirrada competitividade empresarial. Uma inovação não é apenas uma ideia mas um processo elaborado que resulta na implementação de um novo ou significativamente melhorado produto ou processo organizacional. A inovação compreende etapas de geração de ideias, alocação de recursos, implementação e aceitação por um mercado consumidor. Ferramentas de Software tem um papel importante apoiando atividades que viabilizam ou facilitam a aplicação das metodologias, através do compartilhamento de informações, a aquisição e classificação de ideias, a pesquisa e coleta de dados em bases científicas e a previsão de tendências. Neste contexto, o presente estudo apresenta uma comparação entre as principais ferramentas de softwares inseridas em atividades da Gestão da Inovação, tais como a Gestão de Ideias e a Inovação Aberta.

Referências

Accept 360 Ideation (2012), http://www.accept360.com/solutions/accept360-ideation, Maio.

BrightIdea: The power of innovation. (2012) http://www.brightidea.com, Maio.

Cavalcanti, J. C. (2009) Gestão da Inovação com ênfase na Gestão de Tecnologias da Informação. In: 6TH International Conference on Information Systems and Technology Management. São Paulo: CONTECSI, 2009.

Cotec. (1998) Temaguide: a Guide to Technology Management and Innovation for companies. Barcelona: Cotec.

Ideabox. (2012) The Web Based Suggestion Box. http://ideabox.phpoutsourcing.com/index.php, Maio.

Ideaken. (2012) http://www.ideaken.com, Agosto.

InWeb (2012) Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web, http://www.inweb.org.br/inweb, Junho.

JPB. (2010) Jenny Innovation Proccess Management: IPM, http://www.jpb.com/jenni/index.php, Outubro.

Limas, C. E. A.; Scandelari, L.; Franciso, A. C. (2008) O Uso das Ferramentas da Tecnologia nas Pequenas e Microempresas de Ponta Grossa – PR. In: Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais, 2, Ponta Grossa, Paraná.

Lodi, I.E. (2006) NUGIN: Núcleo de Apoio ao Planejamento e Gestão da Inovação, http://www.propesquisa.ufsc.br/arquivos/IEL-SC-NUGIN-Eliza-2006.pdf, Outubro.

MediaWiki. (2011) http://www.mediawiki.org/wiki/MediaWiki, Junho.

Moraes, E.A.; Santaliestra, R. (2008) Modelo de decisão com múltiplos critérios para escolha de software de código aberto e software de código fechado. Organizações em contexto, Ano 4, n. 7.

Nonaka, I.; Takeuchi, H. (2008) Gestão do Conhecimento. 1. ed. Porto Alegre: Bookman.

OECD (2005) Organization for Economic Co-operation and Development. Oslo Manual: Proposed guidelines for collecting and interpreting innovation data. 3.ed. European Comission: OECD, www.oecd.org/dataoecd/35/61/2367580.pdf, Outubro.

Sphinx (2010) http://www.sphinxbrasil.com, Novembro.
Publicado
22/05/2013
Como Citar

Selecione um Formato
WEBBER, Carine; SILVEIRA, Tiago da. Estudo Comparativo entre Ferramentas baseadas em Conhecimento para a Gestão da Inovação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 9. , 2013, João Pessoa. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 236-241. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2013.5692.