Praticando Qualidade de Software: Ensinando e Aprendendo seus Valores através de Ambiente Real

  • Nadja N. Rodrigues IFPB

Resumo


Entendendo a importância da educação em qualidade de software para a integração entre academia e indústria, este artigo relata o uso de uma proposta para ensino e aprendizagem de aspectos relacionados à qualidade de software. O lado prático do estudo baseou-se na instanciação de projetos reais de uma Empresa Júnior (EJ), executados através de ambiente específico, em sala de aula. O ambiente permitiu que o aluno entendesse a relação entre qualidade e processos de software, através dos papéis e atividades, templates, procedimentos e ferramentas utilizados no desenvolvimento de projetos. Outras contribuições foram o aumento na qualidade dos projetos da EJ e o valor agregado aos alunos, através do uso das boas práticas da indústria.

Referências

Campos, B. et al. F. (2011). “Experiência de Projeto e Desenvolvimento de Jogo para Ensino de Engenharia de Requisitos para Sistemas Ubíquos”. XXII SBIE.

Calazans, A. T. S. (2009). “A andragogia e a criatividade como facilitadores na aprendizagem da Engenharia e da Qualidade de Software”. XVII WEI.

Carvalho D. D., et al. (2011). “Apoio à Reutilização de Processos de Software em um Ambiente de Engenharia de Software Centrado em Processo”. X SBQS.

Garcia, F. P., et al (2004). “easYProcess: Um Processo de Desenvolvimento para Uso no Ambiente Acadêmico”. XII WEI, XXIV CSBC.

IEEE (1990), Standard Glossary of Software Engineering Terminology.

IEEE. Paiva, D. M. B, et al (2004). “Definindo, Implantando e Melhorando Processos de Software em Ambiente Acadêmico”. VI Simp. Internacional de Melhoria de Processos de Software.

PMBok (2008). PMBoK GUIDE Project Management Body of Knowledge. Pressmam, R. S. (2006). Engenharia de Software. 6 ed. São Paulo: McGraw-Hill.

Rangel, V. G. et al. (2011). “VCom: Uma Abordagem para Modelagem de Ambientes Colaborativos para Apoiar a Aprendizagem”. XXII SBIE.

Ribeiro, P. S., Franciscato, F. T., Mozzaquatro, P. M., Medina, R. D. (2009). “Validação de um Ambiente de Aprendizagem Móvel em Curso a Distância”. XX SBIE.

Rodrigues, N.N., Estrela, N.V.A.(2012a). “Simple Way: Ensino e Aprendizagem de Engenharia de Software Aplicada através de Ambiente e Projetos Reais”. VIII SBSI.

Rodrigues, N.N., Estrela, N.V.A.(2012b). “SimpleWayProcess: Da Academia à Indústria de Software”. XXXII CSBC.

RUP (2012). Rational Unified Process. http://www.wthreex.com/rup/portugues/index.htm.

Santos, L. B., Pretz E. (2010). “Framework para Especialização de Modelos de Qualidade de Produtos de Software”. IX SBQS.

Scrum (2012). Scrum Alliance. http://www.scrumalliance.org/.

Janeiro. Silva, T. G. D., et al. (2011). “Abordagem de Apoio ao Ensino e Aprendizagem de Teste de Software Baseada em Jogos Sérios e Mundos Virtuais”. XXII SBIE.

Sommerville, Ian. (2007). Engenharia de Software. São Paulo: Pearson Addison-Wesley.

Veras, D. et al. (2009). “Uma Arquitetura para Integrar Ambientes Educacionais na Web com Sistemas em T-Learning”. XX SBIE.

XP (2012). eXtreme Programming. http://www.extremeprogramming.org. Janeiro.

XP1 (2007). “XP1: Um Processo de Desenvolvimento”. http://dsc.ufcg.edu.br/~jacques.

YP (2012). easYProcess. http://www.dsc.ufcg.edu.br/~yp. Janeiro.
Publicado
22/05/2013
Como Citar

Selecione um Formato
N. RODRIGUES, Nadja. Praticando Qualidade de Software: Ensinando e Aprendendo seus Valores através de Ambiente Real. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 9. , 2013, João Pessoa. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 475-486. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2013.5713.