Evaluation of Consumer Shopping Behavior in M-Commerce and E-Commerce
Abstract
This paper intends to anlyze why e-commerce is more popular than mobile commerce among internet users, despite the growth of mobile market. Through survey research carried out among 130 users, it was possible to infer that people use mobile devices along the day and prefer using computers than mobile devices in all phases of their purchases. The possible reasons of that behavior is related to safety conditions of m-commerce and errors that occur on eletronic transactions. Mobile devices are used auxialiry tool to check available products on market and to follow the track of requests already done.
References
C. ANGELO and J. SILVEIRA. Varejo Competitivo. Editora Atlas, 3th edition, 1999.
C. ANGELO and J. SILVEIRA. Varejo Competitivo. Editora Atlas, 6th edition, 2001.
C. MIRANDA and D. ARRUDA. E-produtos e variáveis comportamentais determinantes de ccompra no varejo virtual: Um estudo com consumidores brasileiros. REAd, 10(1), 2004.
E. OLIVEIRA. Comportamento do consumidor - processo de decisão de compra de livros pela internet, 2007. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - USP (Universidade de São Paulo), São Paulo, Brasil.
E-BIT. Comércio eletrônico no brasil. http://www.ebit.com.br/webshoppers, 2013. Ultimo ´ Acesso em: 07-03-2014.
F. ALEXANDRINI. Perfil empresarial na prática do e-commerce: comercialização eletrónica. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção., 2000.
F. COSTA. Comércio Eletrônico: Hábitos do Consumidor na Internet, 2009. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - FPL (Fundação Pedro Leopoldo), Pedro Leopoldo, Brasil.
F. GON ÇALVES. M-Commerce: Projetando o Processo de Compra para Smartphones, 2013. Monografia (Bacharel Design Digital) - UFPEL (Universidade Federal de Pelotas), Pelotas, Brasil.
F. MARTINS. 4 cuidados para não perder clientes virtuais. http://ecommercenews.com.br/artigos/tutoriais/4- cuidados-para-nao-perder-clientes-virtuais, 2012. Ultimo Acesso em: 16-03-2014. ´
G. RODRIGUES, A. VIEIRA, and A. FELL. Avaliação de experiência de compra no e-commerce a partir da taxonomia da usabilidade. Encontro de Estudos Sobre Tecnologia, Ciência e Gestão da Informação, 2013.
H. DEITEL, P. J. DEITEL, and K. STEINBUHLER. E-business e e-commerce para administradores. Pearson Education, 2004.
HI-MIDIA. E-commerce: Comportamento dos e-consumidores. http://www.hi-midia.com/pesquisas/maio2012-ecommerce-comportamento-dos-e-consumidores/, 2012. Ultimo Acesso em: 18-03-2014.
HI-MIDIA. Mercado de mobile e de m-commerce no brasil. http://www.hi-midia.com/pesquisas/outubro2012-pesquisa-analisa-o-mercado-de-mobile-e-de-mcommerce-no-brasil, 2012. Ultimo Acesso em: ´ 07-03-2014.
J. ENGEL, R. BLACKWELL, and P. MINIARD. Comportamento do Consumidor. LTC Editora, 8th edition, 2000.
J. O’BRIEN. Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet. Saraiva, 2004.
K. SILVA, R. PRADO, M. SILVA, and J. SILVA. Processo de decisão de compra: Um estudo sobre o comportamento do consumidor virtual. XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2013.
O. M. Planet. Nosso planeta mobile: Brasil - como entender o usuário de celular. http://services.google.com/fh/files/misc/omp-2013-brlocal.pdf, 2013. Ultimo Acesso em: ´ 28-03-2014.
P. KOTLER and K. L. KELLER. Administração de Marketing. Pearson Prentice Hall, 12th edition, 2006.
R. BLACKWELL, P. MINIARD, and J. ENGEL. Comportamento do Consumidor. Editora Thomson Pioneira, 9th edition, 2005.
R. CARVALHO. Negócios Eletrônicos na modalidade B2C – Business to Consumer - Um estudo de caso de uma empresa varejista de produtos eletroeletrônicos em Fortaleza, 2010. Monografia (Bacharel Ciência da Computação) - FLF (Faculdade Lourenço Filho Ciência da Computação), Fortaleza, Brasil.
S. MARTI. Mobile commerce não é tendência, é um fato atual. http://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/mobilecommerce-nao-e-tendencia-e-um-fato-atual, 2014. Ultimo Acesso em: 18-03-2014. ´
TELEBRASIL. Número de acessos em banda larga chega a 137 milhões. http://www.telebrasil.org.br/sala-deimprensa/releases/5490-numero-de-acessos-em-bandalarga-chega-a-137-milhoes-em-janeiro, 2013. Último Acesso em: 07-03-2014.
