Avaliação do comportamento de consumidores no processo de decisão de compra no M-Commerce e no E-Commerce

  • Felipe Lemos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Luís Góes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo


Este artigo avalia o comportamento de consumidores que efetuam compras através do Comércio Eletrônico utilizando uma plataforma Web e outra Mobile. Pretende-se analisar o motivo pelo qual consumidores preferem concluí-las através de um computador, já que o mercado de dispositivos móveis se encontra em alta.

Palavras-chave: Comércio Eletrônico, Compartamento do Consumidor, Mobile Commerce, Compras, Internet, Loja Virtual

Referências

A. MIGLIORINI. Mobile Commerce – E-commerce, 2009. Trabalho de curso (Bacharelado em Administração) - UNIVEM (Centro Universitário Eurípides de Marília), Marília, Brasil.

C. ANGELO and J. SILVEIRA. Varejo Competitivo. Editora Atlas, 3th edition, 1999.

C. ANGELO and J. SILVEIRA. Varejo Competitivo. Editora Atlas, 6th edition, 2001.

C. MIRANDA and D. ARRUDA. E-produtos e variáveis comportamentais determinantes de ccompra no varejo virtual: Um estudo com consumidores brasileiros. REAd, 10(1), 2004.

E. OLIVEIRA. Comportamento do consumidor - processo de decisão de compra de livros pela internet, 2007. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - USP (Universidade de São Paulo), São Paulo, Brasil.

E-BIT. Comércio eletrônico no brasil. http://www.ebit.com.br/webshoppers, 2013. Ultimo ´ Acesso em: 07-03-2014.

F. ALEXANDRINI. Perfil empresarial na prática do e-commerce: comercialização eletrónica. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção., 2000.

F. COSTA. Comércio Eletrônico: Hábitos do Consumidor na Internet, 2009. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - FPL (Fundação Pedro Leopoldo), Pedro Leopoldo, Brasil.

F. GON ÇALVES. M-Commerce: Projetando o Processo de Compra para Smartphones, 2013. Monografia (Bacharel Design Digital) - UFPEL (Universidade Federal de Pelotas), Pelotas, Brasil.

F. MARTINS. 4 cuidados para não perder clientes virtuais. http://ecommercenews.com.br/artigos/tutoriais/4- cuidados-para-nao-perder-clientes-virtuais, 2012. Ultimo Acesso em: 16-03-2014. ´

G. RODRIGUES, A. VIEIRA, and A. FELL. Avaliação de experiência de compra no e-commerce a partir da taxonomia da usabilidade. Encontro de Estudos Sobre Tecnologia, Ciência e Gestão da Informação, 2013.

H. DEITEL, P. J. DEITEL, and K. STEINBUHLER. E-business e e-commerce para administradores. Pearson Education, 2004.

HI-MIDIA. E-commerce: Comportamento dos e-consumidores. http://www.hi-midia.com/pesquisas/maio2012-ecommerce-comportamento-dos-e-consumidores/, 2012. Ultimo Acesso em: 18-03-2014.

HI-MIDIA. Mercado de mobile e de m-commerce no brasil. http://www.hi-midia.com/pesquisas/outubro2012-pesquisa-analisa-o-mercado-de-mobile-e-de-mcommerce-no-brasil, 2012. Ultimo Acesso em: ´ 07-03-2014.

J. ENGEL, R. BLACKWELL, and P. MINIARD. Comportamento do Consumidor. LTC Editora, 8th edition, 2000.

J. O’BRIEN. Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet. Saraiva, 2004.

K. SILVA, R. PRADO, M. SILVA, and J. SILVA. Processo de decisão de compra: Um estudo sobre o comportamento do consumidor virtual. XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2013.

O. M. Planet. Nosso planeta mobile: Brasil - como entender o usuário de celular. http://services.google.com/fh/files/misc/omp-2013-brlocal.pdf, 2013. Ultimo Acesso em: ´ 28-03-2014.

P. KOTLER and K. L. KELLER. Administração de Marketing. Pearson Prentice Hall, 12th edition, 2006.

R. BLACKWELL, P. MINIARD, and J. ENGEL. Comportamento do Consumidor. Editora Thomson Pioneira, 9th edition, 2005.

R. CARVALHO. Negócios Eletrônicos na modalidade B2C – Business to Consumer - Um estudo de caso de uma empresa varejista de produtos eletroeletrônicos em Fortaleza, 2010. Monografia (Bacharel Ciência da Computação) - FLF (Faculdade Lourenço Filho Ciência da Computação), Fortaleza, Brasil.

S. MARTI. Mobile commerce não é tendência, é um fato atual. http://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/mobilecommerce-nao-e-tendencia-e-um-fato-atual, 2014. Ultimo Acesso em: 18-03-2014. ´

TELEBRASIL. Número de acessos em banda larga chega a 137 milhões. http://www.telebrasil.org.br/sala-deimprensa/releases/5490-numero-de-acessos-em-bandalarga-chega-a-137-milhoes-em-janeiro, 2013. Último Acesso em: 07-03-2014.
Publicado
26/05/2015
Como Citar

Selecione um Formato
LEMOS, Felipe; GÓES, Luís. Avaliação do comportamento de consumidores no processo de decisão de compra no M-Commerce e no E-Commerce. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 11. , 2015, Goiânia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 127-134. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2015.5809.