Metodologia de Geração de Plataforma de Inteligência de Negócios para Comissões de Avaliação de Universidade

  • Caio Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Anna Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo


As técnicas de Inteligência de Negócios visam extrair conhecimento estratégico dos grandes volumes de dados das organizações. Com a necessidade de se gerenciar e manusear em tempo hábil esses dados faz-se necessária uma plataforma de Inteligência de Negócios. Este artigo apresenta uma metodologia de geração de plataformas para automação de processo organizacional de Comissões de Avaliação de universidade, que automatizam parte do processo e auxiliam na geração de conhecimento estratégico. A metodologia proposta abrange desde a especificação até a avaliação do protótipo da plataforma, feita segundo a norma ISO/IEC 9126. Foi criado um estudo de caso em uma Comissão de Avaliação de uma universidade, e plataforma desenvolvida obteve uma média geral de 88,9% de aprovação em sua avaliação, sendo considera apta para implantação.

Palavras-chave: Inteligência de Negócios, Automação, Projeto de Software

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Publicado
26/05/2015
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RIBEIRO, Caio; RIBEIRO, Anna. Metodologia de Geração de Plataforma de Inteligência de Negócios para Comissões de Avaliação de Universidade. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 11. , 2015, Goiânia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 187-194. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2015.5816.